Brasil
Vídeo impressionante mostra jovem se agarrando a árvore ao ser surpreendida por tornado no PR: “Achei que ia morrer”
Um vídeo forte e impactante registrado por uma câmera de monitoramento mostra o momento exato em que uma jovem é surpreendida por um tornado enquanto caminhava para casa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As imagens, que circulam nas redes sociais, revelam a força extrema do fenômeno ocorrido no sábado (10).
A jovem é Stefany Nascimento Cordeiro, de 19 anos, que voltava do trabalho no bairro Guatupê quando percebeu que algo estava errado. Em segundos, a ventania se intensificou e transformou a rua em um cenário de destruição, com telhas, galhos e objetos sendo arremessados pelo ar.
“Eu me abracei numa árvore e pedi a misericórdia de Jesus”
Segundo Stefany, tudo aconteceu muito rápido. Ela havia saído do trabalho por volta das 17h20 e seguia em direção ao ponto de ônibus quando viu telhas voando.
“Quando eu notei as telhas voando, pensei em voltar correndo. No que eu voltei, eu me abracei numa árvore. Eu achei que ia morrer… eu pedia pela misericórdia de Jesus. Achei que não ia sair dessa”, contou.
Nas imagens, é possível ver a jovem mudando de direção, atravessando a rua e se agarrando com força a uma árvore para não ser levada pelo vento. Logo depois, galhos caem ao redor, ela tenta correr, cai no chão e o vídeo é interrompido com a queda do sinal da câmera, provocada pelo próprio tornado.
Ventos de até 180 km/h
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o tornado foi classificado como F2 na Escala Fujita, que vai até o nível 5. Os ventos chegaram a 180 km/h e o fenômeno percorreu cerca de 1 quilômetro, sem tocar o solo durante todo o trajeto.
Ferida, mas viva: “Foi um milagre”
Apesar do susto, Stefany sobreviveu. Durante o tornado, ela foi atingida por parte de um portão que se soltou com a força do vento.
“Tô toda machucada, toda roxa. Fui atingida nas costas por um pedaço do portão de uma empresa. O portão subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas”, relatou.
Veja vídeo:








