Manaus
Manaus participa da Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas
A cidade de Manaus participa da Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde (APS) nas Américas, evento promovido pelo governo federal em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro teve início nesta segunda-feira, 26/1, e segue até quarta-feira, 28/1, no Rio de Janeiro.

Fotos – Divulgação/Semsa
Representando a capital amazonense, a secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, integra o grupo de gestores brasileiros que participam da programação, fortalecendo a presença de Manaus em debates estratégicos sobre o futuro da saúde pública no país e no continente.
A Aliança pela Atenção Primária à Saúde é uma instância de cooperação regional que busca alinhar agendas políticas, técnicas e de investimento, com o objetivo de acelerar a transformação dos sistemas de saúde nas Américas. Segundo Shádia Fraxe, o foco na Atenção Primária se justifica por seu papel estruturante. “A APS é o nível de assistência que permite organizar os sistemas de saúde de forma integrada, respeitando as diferenças locais e colocando as pessoas no centro do cuidado”, destacou.
A Segunda Reunião Regional conta com painéis plenários, sessões temáticas e atividades de campo, abordando temas como governança e financiamento dos sistemas de saúde, redes de atenção, participação social, transformação digital e resposta a emergências em saúde.
De acordo com os organizadores, o encontro tem como objetivo revisar os avanços alcançados desde a criação da Aliança, além de promover o intercâmbio de experiências nacionais e subnacionais. A programação também busca identificar oportunidades para ampliar investimentos e incentivar a inovação na organização e na prestação de serviços de saúde baseados na Atenção Primária, por meio do diálogo entre autoridades de saúde, instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), organismos internacionais e instituições financeiras.
Para a secretária Shádia Fraxe, a participação de Manaus no evento contribui para o fortalecimento da saúde pública nas Américas e, ao mesmo tempo, possibilita a troca de experiências que auxiliam no aprimoramento da Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do cidadão no SUS. “A Atenção Primária é de responsabilidade da gestão municipal, e nossa missão é buscar melhorias contínuas nos serviços oferecidos à população. Quando esse esforço é compartilhado entre países que enfrentam desafios semelhantes, os resultados tendem a ser mais amplos e efetivos”, afirmou.
Entre os temas debatidos nesta segunda-feira estiveram o papel da Aliança para a APS, as experiências dos países na transformação de sistemas de saúde baseados na Atenção Primária, a transformação digital da APS, modelos de gestão e participação social.
A programação desta terça-feira, 27/1, inclui o painel “Redes de Atenção à Saúde e Regionalização”, além de sessões paralelas sobre fortalecimento da rede com foco na gestão de filas de espera; cuidado multiprofissional na APS; enfrentamento de emergências em saúde; força de trabalho, emprego e migração; atenção às condições crônicas; e saúde materno-neonatal.
O evento será encerrado na quarta-feira, 28/1, com a apresentação das “Recomendações da Comissão Regional da Lancet para as Américas sobre o papel da APS no fortalecimento da resiliência dos sistemas de saúde diante das crises do século XXI”, além de debates sobre governança e financiamento. A programação finaliza com a cerimônia de assinatura da Mesa Consultiva da Aliança para a Atenção Primária à Saúde.








