Manaus
Prefeitura de Manaus promove Jornada Pedagógica para gestores e pedagogos da rede municipal
O ano letivo das escolas das zonas urbana e rural/rodoviária da Prefeitura de Manaus terá início na próxima quarta-feira, 4/2. Como parte da preparação para o período escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando Jornadas Pedagógicas nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e alinhar orientações estratégicas para o ano letivo de 2026.

Fotos – Lúcio Santos/Semed
Nesta quinta-feira, 29/1, foi a vez da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste receber a ação, reunindo representantes de 82 unidades de ensino no auditório da escola municipal Nossa Senhora da Paz, no bairro da Paz.
De acordo com o chefe da DDZ Oeste, Ronaldo Barreto, a Jornada Pedagógica tem como foco orientar e preparar diretores e pedagogos da rede municipal, reunindo informações essenciais para o planejamento e a condução das atividades escolares ao longo do ano.
“Estamos realizando a Jornada Pedagógica 2026 com o objetivo de orientar e preparar os nossos diretores e pedagogos. O encontro tem sido muito produtivo, reunindo informações importantes para que possamos construir um ano letivo vitorioso”, destacou.
A gestora da escola municipal Pintor Leonardo Da Vinci, Carla Freire, ressaltou que os participantes deixam a jornada com o tema do ano definido, além de todas as diretrizes necessárias para a organização do trabalho pedagógico nas unidades de ensino.
“Já saímos com o tema e com todas as orientações e diretrizes para 2026, o que nos permite orientar nossas equipes de professores e de apoio e acolher os estudantes da forma adequada, conforme as orientações da Semed”, afirmou.
Para a gestora da escola municipal Maria Rufina, Lydiane Brito, a iniciativa também contribui para um planejamento mais eficiente, ao oferecer direcionamentos claros tanto nas áreas pedagógica quanto administrativa.
“A Jornada Pedagógica nos oferece um norte em relação às orientações pedagógicas e administrativas, garantindo um direcionamento mais efetivo das ações ao longo do ano, desde a prática em sala de aula até a gestão de recursos e verbas federais”, concluiu.








