Após matanças nos presídios, Governo anuncia fim de contrato com Umanizzare - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Amazonas

Após matanças nos presídios, Governo anuncia fim de contrato com Umanizzare

Publicado

no

Na tarde da ultima terça-feira (28), o Governo do Amazonas anunciou que não irá renovar contrato com a empresa Umanizzare, que é a terceirizada responsável pela gestão de seis presídios no estado.

No próximo sábado, o contrato de gestão do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) será encerrado afirmou o Governo do Amazonas. No entanto a empresa informou que vai concorrer em novo processo licitatório para permanecer na administração das cadeias.

Foto: Eliana Nascimento/G1

A decisão foi anunciada logo após as 55 mortes em presídios do estado do Amazonas. Em quatro das seis cadeias que a Umanizzare atua, houveram várias mortes de domingo a segunda-feira.

Depois de reunião com o Gabinete de Crise do Sistema Prisional, em entrevista coletiva, Wilson Lima destacou novas providências do Governo do Estado em relação a segurança, como a aquisição de novos equipamentos de inteligência comunicação e, adequações estruturais em presídios e a ampliação da capacitação do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), em parceria com o Governo Federal por meio da Força de Intervenção Penitenciária (FIP).

“O contrato com a Umanizzare já está se encerrando e já estamos começando o processo de cotação de preço para contratação de outra empresa para administrar o Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim). Desde o início do ano, estamos trabalhando na formatação de uma licitação para que empresas sejam contratadas para a administração do sistema prisional. Isso leva um tempo e há um processo de transição”, afirmou o governador.

Wilson explicou que, durante o tempo do processo licitatório para substituição da empresa, a Umanizzare deve participar da transição – ou seja, a gestora deve permanecer pelos próximos meses até o início do trabalho da sucessora.

O Governador  destacou também o apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “Conversei com o ministro Sérgio Moro, que se colocou à disposição. Inclusive já havia encaminhado, no domingo, uma equipe precursora da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária e hoje estão chegando 20 homens que devem ficar aqui por um prazo de 90 dias. A expectativa é de que até o final dessa semana, 100 homens estejam aqui para ajudar no trabalho do GIP”, ressaltou.

O Governo do Amazonas também solicitou ao Governo Federal a permanência por mais 12 meses, da Força Nacional no Estado. A equipe atuará no reforço da segurança externa das muralhas das unidades prisionais. O ministro Moro, apoiou também a transferência, na terça-feira (28), de nove detentos identificados como mandantes das 55 mortes ocorridas nos presídios em Manaus, entre domingo e segunda-feira. Outros 20 presos também serão transferidos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações