A Caipora, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas e por ser protetora da floresta, algumas pessoas tendem a associà-la ao Curupira, porém, são dois seres distintos e que cuidam do mesmo espaço.
Sua origem está na mitologia indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”.
A lenda da Caipora / Ilustração : Divulgação
Quando sente que algum caçador entra na floresta com intenções de abater animais, ela solta altos uivos e gritos assustando esses homens.
Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana.
Caipora é uma índia anã, com cabelos vermelhos e orelhas pontiagudas. Ela vive nua nas florestas e tem o poder de dominar e ressuscitar os animais. Seu intuito principal é defender o ecossistema e, portanto, faz armadilhas e confunde os caçadores.
A lenda da Caipora / Ilustração : Divulgação
Mediante diversos ruídos, ela distrai os caçadores oferecendo pistas falsas até que eles se perdem na floresta.
Além disso, ela tem o poder de controlar os animais e, por isso, os espanta quando sente que algo de mal pode acontecer.
A lenda da Caipora / Ilustração : Divulgação