Publicado
1 ano atrásno
A lenda do boto cor-de-rosa é uma história muito popular na região amazônica e que segundo a lenda, o boto cor-de-rosa é um ser místico que vive nos rios da Amazônia e tem a capacidade de se transformar em um homem muito charmoso e sedutor.
Acredita-se que durante as festas juninas, quando as pessoas se reúnem nas margens dos rios para comemorar, o boto cor-de-rosa sai da água e se transforma em um belo homem. Ele está sempre trajando roupas sociais brancas, e na sua cabeça, usa um chapéu para esconder as suas narinas, pois a sua transformação não é completa nessa região.
Sendo assim, o chapéu esconde a grande evidência de que aquele homem é, na verdade, o boto.
Aos poucos, o boto cor-de-rosa ganha a atenção de todos, pois como dito, ele é descrito como um sedutor irresistível, capaz de conquistar o coração das mulheres com sua dança.
Segundo a lenda, o boto cor-de-rosa busca festas e celebrações nas comunidades ribeirinhas, onde procura mulheres jovens, lindas e solteiras para seduzir. Após ele escolher a mais bela da festa, ele cola nela e conversa vai, conversa vem, a lábia do boto convence a jovem mulher a entrar em seu barco para um passeio pelo rio.
Após algum tempo, a jovem está ardendo em amor e se entrega à tentação. Após uma longa noite de amor, e, antes do fim da noite, ele a abandona e volta para as águas do rio.
Algumas mulheres relatam que do lado de fora do barco, há sempre um lindo boto-cor-de-rosa rodopiando pelas águas do rio e é quando o veem em seu estado original e dessa noite de amor, vêm um bebê!
Diz-se que as mulheres que tiveram um encontro com o boto cor-de-rosa ficam grávidas, mas ao retornarem para suas casas, não se lembram do que aconteceu.
Acredita-se que os filhos dessas mulheres são filhos do boto cor-de-rosa, e eles herdam a beleza e a sedução de seu pai mítico. Essas crianças são conhecidas como “filhos do boto” e são consideradas especiais na cultura local.
Embora seja uma lenda, o boto cor-de-rosa é um símbolo cultural importante na região amazônica e inspira músicas, danças e festividades. A história do boto cor-de-rosa continua sendo passada de geração em geração, enriquecendo a rica tradição oral da Amazônia.
Essa lenda é contada para explicar as gravidezes repentinas e também como uma forma de alerta para as jovens mulheres que frequentam as festas à beira do rio. Ela transmite uma mensagem de cautela e cuidado em relação aos encontros românticos e à importância de se proteger e respeitar as tradições locais.
Existem diferentes versões da lenda, sendo que algumas falam que ele se transforma durante qualquer festa nas comunidades ribeirinhas, e outras, que a transformação só acontece na Lua cheia do mês de junho, durante as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Confira o vídeo e se inscreva em nosso canal no Youtube
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça os principais deuses da mitologia indígena brasileira
Confira 6 lendas brasileiras pouco conhecidas!
Lenda Urbana com Inteligência Artificial : A Lenda de Ratanabá
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Cobra Norato e Maria Caninana
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus