Publicado
12 anos atrásno
Você sabia que o Uirapuru é a ave-símbolo do Amazonas? Você já ouviu o canto do uirapuru? Você já ouviu na lenda do uirapuru? Básicamente, o uirapuru é um pássaro pequeno cujo canto excepcional inspirou diversas lendas, tornando-se para as selvas brasileiras o que o Rouxinol é para o mundo europeu e asiático. É dito que seu canto é tão belo, que os outros pássaros guardam silêncio para ouvi-lo.
Vamos portanto dividir o pássaro real e a lenda, afinal o pássaro “veve”.
Se você procurar no google por “Uirapuru” é capaz de você encontrar diversos pássaros laranjas, pois várias espécies de pássaros são conhecidas como Uirapuru, mas aquele conhecido como Uirapuru verdadeiro é Cyphorhinus aradu, um pássaro “marronzinho” encontrado somente nas selvas amazônicas. Sua fama como amuleto de sorte é tamanha que o pequeno pássaro corre risco de extinção.
O termo é originário da língua Tupi-guarani “wirapu ‘ru” e aplica-se ainda a outros trogloditíneos e pipríneos amazônicos. É famoso pelo seu canto e pelas lendas que o envolvem.
O uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus) é uma ave canora conhecida pelo seu canto particularmente elaborado, o que justifica que também seja conhecido vulgarmente como músico ou corneta. / Ilustração de Keulemans, 1881
Dizem que no Sul do Brasil, havia uma tribo de índios, cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. Aceita a prova, as duas índias atiraram as flechas, mas só uma acertou o alvo. Essa casou-se com o chefe da tribo. A outra chamada Oribici chorou tanto que suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. Pediu ela a Tupã que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique sem ser reconhecida. Tupã fez a sua vontade. Mas verificando que o cacique amava a sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o Norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia. Para consola-lá, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Assim canta para esquecer as suas mágoas, e os outros pássaros quando encontram o uirapuru, ficam calados para ouvir as suas notas maravilhosas.
Uirapuru quer dizer: “pássaro que não é pássaro”.
O uirapuru é conhecido como o pássaro da felicidade. Seu canto é único e melodioso, encanta pela beleza das notas. Os caboclos da região amazônica creditam a este pássaro dotes fantásticos, chegando a empalhá-lo para ser vendido nas feiras como amuleto.
Quando o uirapuru canta, toda a floresta silencia para ouví-lo. É um momento mágico e único.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Homem perde a vida em cachoeira de Presidente Figueiredo durante passeio
Caso Julieta Hernández: 2ª audiência de instrução será realizada nesta terça (3/12) em Presidente Figueiredo
Empresa chinesa compra de empresa peruana 100% das ações de mina de estanho em Presidente Figueiredo por R$ 2 bilhões
Casal é flagrado por policiais enquanto mantinha relações sexuais na orla do Urubuí, em Presidente Figueiredo
A polícia apreende cestas básicas que seriam utilizadas para a compra de votos em Presidente Figueiredo
Blitz TCE realiza inspeção em Presidente Figueiredo para avaliar aplicação de recursos públicos