Publicado
8 anos atrásno
Por
Jussara MeloAmazonas – De herança portuguesa, a tradição das Pastorinhas virou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. Apresentado pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB), o Projeto de Lei 220/2016 foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Amazonas na sessão da quarta-feira (12).
A manifestação das Pastorinhas foi implantada no Brasil por volta do século XVI e se espalhou por todas as regiões do país, com características próprias em cada uma delas. A tradição era coordenada pelas igrejas católicas espalhadas nas cidades e, atualmente, é preservada pelas próprias comunidades, trazendo a manifestação popular sobre o nascimento do Menino Jesus e a própria cultura do Natal.
No Amazonas, a tradição das Pastorinhas continua viva, sendo muito forte em municípios como Parintins (a 369 km de Manaus).
O projeto de Alessandra foi idealizado a partir da demanda do Instituto Cultural Ajuri (Inca), organização não governamental voltada para a promoção do desenvolvimento sócio-cultural de crianças, adolescentes e jovens da Amazônia.
Segundo o coordenador do Inca, Marcos Moura, a aprovação do projeto da deputada é um marco na história da cultura amazonense. “Com a aprovação dessa lei, a Pastorinhas, Pastorais e Pastoris do Amazonas terão a garantia legal de serem salvaguardadas pelo Estado por meio das políticas públicas de cultura”, comentou Moura, completando: “As Pastorinhas natalinas, são herança cultural lusitana que se integrou à cultura popular brasileira, atravessando séculos de resistência com a força de sua tradição. Fé que se tornou folclore celebrando o nascimento de Cristo, influenciando sucessivas gerações com a cultura da paz, valor importantíssimo para a superação da violência e da intolerância típicas da sociedade contemporânea”.
Para a deputada, a aprovação do projeto representa um avanço no reconhecimento das manifestações culturais populares no Estado. “Vai ser mantida uma tradição de mais de três séculos e estou muito feliz por contribuir com a cultura do Amazonas, por contribuir com a manifestação cultural das Pastorinhas que uma apresentação muito bonita para quem já teve a oportunidade de assistir, é algo que remete às nossas raízes”, concluiu Alessandra.
Com informações da Assessoria
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Roberto Cidade lidera Sessão Especial em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, reunindo mil representantes da classe
Assembleia Legislativa do Amazonas tem como compromisso Proteção às Mulheres
Deputada Alessandra Campelo segue o bonde e também declara voto em Roberto Cidade para Presidência da ALEAM 2023
Alessandra Campêlo assume a Seas com meta clara de ampliar as ações da assistência social
Mudanças no secretariado do Governador Wilson Lima confira!
TRETA na ALEAM! Dermilson Chagas desrespeita colega e ainda joga “beijinho”