Alunos de medicina da Universidade Iguaçu-UNIG foram banidos dos Jogos Universitários de Medicina após entoarem ofensas elitistas contra filhos de motoboy durante a competição que reúne estudantes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Na quadra de esportes, os acadêmicos gritaram: “Ei, eu sou playboy, não tenho culpa se teu pai é motoboy“. O vídeo que registrou toda ação dos acadêmicos viralizou nas redes sociais, gerando indignação e diversos comentários negativos.
Depois da repercussão do caso, o prefeito de Vassouras, Severino Dias, penalizou a Universidade Iguaçu e afirmou que a universidade não vai mais participar de competições dos Jogos Universitários de Medicina realizadas na cidade localizada no Rio de Janeiro.
A prefeitura da cidade aplicará ainda uma multa à universidade e o dinheiro arrecadado será utilizado para a compra e sorteio de uma moto entre os motoboys que trabalham no município.
O Diretório Acadêmico do Curso de Medicina pediu desculpas pelas falas ofensivas, e disse que não compactua com nenhum tipo de repressão ou desrespeito à raça ou gênero. Procurada, a UNIG esclareceu que é contra e repudia qualquer tipo de discriminação. A faculdade informou ainda que não tem controle sobre frases ditas por alunos, principalmente em ambiente externo, mas que diante dos fatos vai adotar todas as providências possíveis para que episódios como esse não se repitam mais.