Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Nas últimas semanas algumas ameaças de ataques a escolas da capital e do interior do Amazonas vêm chamando atenção das autoridades. As supostas ameaças aconteceram nos municípios de Itapiranga, Maués e em Manaus.
Um alerta de ataque aconteceu na última terça-feira (28/3) na cidade de Itapiranga, distante 226km de Manaus, após postagens publicadas em um perfil anônimo no Instagram, além de pichações nas paredes de um banheiro da Escola Estadual Tereza dos Santos, indicavam que haveria um ataque na escola e o envenenamento de um aluno do terceiro ano do ensino médio, vencedor das eleições do grêmio estudantil.
O caso foi registrado na 38ª Delegacia Interativa de Polícia – DIP, e a Polícia Civil do Amazonas trabalha para identificar o autor de ameaças de massacre e de envenenamento contra alunos e servidores da escola que está sendo monitorada pela polícia.
Uma mensagem enviada a um aluno através do perfil no Instagram identificado como “priv_0246” tem o seguinte teor: “O presidente será envenenado e avera (sic) massacre na escola, sem data mais em breve”. Outra mensagem diz o seguinte: “Avisa aquele teu amigo que ele será envenenado esses dias, presidente otário”. As mensagens já estão em poder da polícia.
Na parede de um dos banheiros, o(s) autor(es) da ameaça pede(m) aos alunos para não irem à escola. Após o caso ser registrado na delegacia, policiais iniciaram investigação para identificar o autor das ameaças e adotar as providências legais. Além disso, equipes das polícias Civil e Militar passaram a fazer visitas periódicas na escola em horários não comunicados previamente “para dar sensação de segurança para os servidores e alunos”, disse o delegado Aldiney Nogueira.
A direção da escola foi orientada a conversar com alunos e pais de alunos para que o(s) autor(es) das ameaças, caso tenha(m) feito por “brincadeira”, se apresente(m) na delegacia e esclareça(m) a situação. Nesse caso, os procedimentos legais serão adotados pela polícia, mas o(s) autor(es) terá benefícios de quem se apresenta espontaneamente e confessa o ato infracional.
“Estamos dando a oportunidade que ele se apresente, seja apresentado em nossa delegacia para que confesse o que fez e para que a gente possa encerrar essa sensação de temor nos servidores, nos alunos, e adotar os procedimentos legais, mas com as atenuantes, com as benesses de quem se apresenta espontaneamente e confessa ato infracional”, disse Nogueira.
Na manhã da sexta-feira (31/3), três suspeitos de planejar ataque à Escola Estadual Cívico Militar Profª Santina Felizola, em Maués, distante 257km de Manaus, foram apreendidos. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a direção da unidade de ensino acionou a corporação e o Conselho Tutelar do município após os estudantes escreverem ameaças na parede contra outros alunos, professores e funcionários.
Os três foram encaminhados à 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis. A secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou, em nota, que a gestão escolar registrou boletim de ocorrência e que segue à disposição das autoridades que investigam o caso.
Na manhã desta segunda-feira (3/4) pais aflitos de alunos da escola Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bitencourt, no bairro Novo Israel, Zona Norte de Manaus estiveram no local após uma grande movimentação entre os estudantes assim que os portões foram abertos.
A confusão aconteceu após o compartilhamento de postagens de um perfil anônimo de em um perfil no Instagram destinado a “confissões” de estudantes da escola Sérgio Augusto Pará Bitencourt. As postagens do perfil, que garante sigilo, no geral são chocantes, mas as que chamaram atenção foram as que fazem referencia a um ataque na própria escola marcado com a data de hoje (3/4).
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que está apurando sobre uma suposta invasão à Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bittencourt, no Novo Israel, na zona Norte da cidade.
De acordo com a apuração, a ameaça se deu, por meio das redes socais, que é administrada por um grupo de alunos, os quais já estão sendo identificados para a comunicação do ocorrido aos pais ou responsáveis.
A Semed informa ainda que assim que ficou sabendo da situação, a gestora da unidade fez um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, para que a página seja retirada do ar.
Para garantir a segurança da comunidade escolar, a Polícia Militar (PM) passará o dia na escola, assim como o Centro de Operações em Segurança Escolar (COSE). As aulas seguem normalmente.
Aviso de suposto ataque em escola de Manaus causa pânico e SEMED se pronuncia
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)