Alerta: Estiagem histórica pode secar ainda mais os rios até dezembro na Amazônia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 22 de fevereiro de 2025

Amazonas

Alerta: Estiagem histórica pode secar ainda mais os rios até dezembro na Amazônia

Publicado

no

A estiagem na região amazônica tem apresentado uma seca severa histórica e os rios, da margem direita, poderão permanecer com níveis críticos até dezembro, quando as chuvas devem se consolidar e provocar subidas mais constantes nas estações monitoradas. Essa foi a projeção apresentada, na última quinta-feira (31/10), pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Alice Castilho.

De acordo com a diretora, nas próximas semanas, os rios devem ter variações e novas mínimas podem ser registradas. “Nos próximos dias vamos ter situações diferentes em cada uma das estações porque é uma bacia muito grande e depois, ao longo do mês de dezembro a gente vai começar a verificar a elevação do nível dos rios”, projeta a diretora.

As projeções indicam que o Rio Negro pode ficar abaixo dos 16 m em Manaus (AM) até a segunda quinzena de dezembro. Essa foi a marca considerada como crítica considerando a cota mínima de segurança definida pelas autoridades locais para a Praia de Ponta Negra. Nesta sexta-feira (1/11), foi registrada nova mínima histórica na estação: 12,13 m – a cota mais baixa dos últimos 122 anos. “O nível em Manaus (AM) ainda está diminuindo”, analisou Alice Castilho.

Em Óbidos, no Pará, o Rio Amazonas pode ficar abaixo de 1 m até dezembro. A cota atual é de: -1,20 m. Na estação de Porto Velho (RO), o Rio Madeira deve ficar abaixo dos 3 m até a segunda quinzena de novembro. A última cota registrada na estação foi de 77 cm. Em outubro, o Madeira registrou a mínima histórica de 19 cm na capital de Rondônia. Essa foi a marca mais baixa desde 1967, ou seja, em 57 anos. As análises consideram os anos mais críticos da história como referência.

Publicidade
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!

Novos municípios atendidos por projeções sobre a seca

O SGB ampliou o número de estações atendidas pelas projeções para a estiagem. Além de gerar informações sobre os rios Negro em Manaus (AM), e Solimões em Tabatinga (AM) e Manacapuru (AM), passam a ser contempladas estações de Itacoatiara (AM) e Óbidos (PA), no Rio Amazonas.

Nos boletins de monitoramento hidrológico, o SGB informa por meio de gráficos e dados o prognóstico do tempo necessário para a recuperação dos níveis dos rios.

Essas projeções são essenciais para aumentar a previsibilidade sobre o cenário, de modo a apoiar ribeirinhos, as autoridades locais e o setor de navegação em ações para reduzir os impactos da seca na região.

Imagem Divulgação SGB

Fonte: Serviço Geológico do Brasil

 

Deixe seu comentário aqui embaixo ?…
Publicidade
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações