Publicado
7 anos atrásno
Alerta máxima! Nos próximos dias o clima de insegurança do Amazonas poderá ficar ainda pior, isso porque existe uma lista com 20 criminosos, considerados de altíssima periculosidade e que estão presos em presídios federais de segurança máxima nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e em Rondônia, e que a qualquer momento podem ser trazidos de volta ao sistema penitenciário do Estado.
Essa situação se dará, porque na última quarta-feira (8) o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), publicou em seu site oficial a abertura do prazo de cinco dias para que os advogados dos acusados que estão nos presídios dos Estados citados, possam apresentar suas manifestações em relação à permanência de seus clientes no sistema penitenciário federal.
Entre os sanguinários que podem retornar ao Amazonas estão os líderes da facção criminosa conhecida como Família do Norte (FDN) que foram presos em 2015, durante a operação “La Muralha”, deflagrada pela Policia Federal.
Além dos líderes da facção, também estão na lista, outros criminosos da FDN que foram acusados de liderarem o segundo maior massacre do sistema prisional do Brasil (massacre do Compaj, ocorrido em janeiro deste ano), ficando atrás apenas do massacre do Carandiru, em São Paulo (1992).
Em outubro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liminar feito pela Defensoria Pública da União (DPU) que buscava retirar do regime de isolamento carcerário, detentos que estão há mais de dois anos em presídios federais, obrigando o retorno deles a seus Estados de origem.
A reportagem do portal EMTEMPO entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para esclarecer melhor sobre a questão da possível transferência dos presos perigosos, ao que o juiz substituto Eliezer Fernandes Júnior que está respondendo pela Vara de Execução Penal (VEP), respondeu em nota, por meio de sua assessoria, que “prefere não antecipar posicionamento sobre a questão levantada pela reportagem, preferindo manifestar-se somente nos autos”.
Lista de presos que podem ser transferidos de volta para o AM:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Audio de facção criminosa comemorando a morte dos rivais em viatura são vazados; Ouça.
Zé Roberto da Compensa abandona o crime e pede para ser batizado; Veja o vídeo
Jovem de 19 anos picha “FDN” por cima de “CV” e é executado a tiros na Compensa
Prefeito Arthur chama bandidos armados de “garotinhos” e acusa policiais da ROCAM de defender facção criminosa
Policial pinta suas iniciais por cima do muro escrito FDN
Líder da FDN no Ceará é assassinado com mais de 40 tiros, a maioria na cabeça