Aluna de escola da zona rural de Manaus é classificada para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024

Manaus

Aluna de escola da zona rural de Manaus é classificada para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado

no

Fotos – Eliton Santos / Semed

A aluna da Prefeitura de Manaus Emily Padron, 10, do 5º ano, foi classificada para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Estudante da escola municipal Ester, no quilômetro 8 da BR-174, zona rural da cidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Emily concorre na modalidade de iniciação nível Júnior, referente ao 4º e 5º anos do ensino fundamental.

A OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica contemporânea, nesse caso a ciência da computação, por meio de um conjunto de etapas com atividades e desafios que despertam a criatividade, a engenhosidade e uma saudável dose de competição.

LEIA TAMBÉM  Projeto Young Lions incentiva jovens a prática do Futebol Americano em Manaus

O coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTEs) da escola Ester, Eumar Nascimento, disse que a unidade de ensino criou uma metodologia específica para ajudar os alunos.

“Para preparar os alunos, nós criamos nossas próprias oficinas, que eram muito práticas e direcionadas para as questões da OBI. Além das questões, realizávamos desafios, onde eles tinham um tempo de 24 horas para responder, junto com os esquemas que eles criaram para chegar à conclusão. Para a última fase da Olimpíada, iremos nos preparar ainda mais”, informou o coordenador.

Fotos – Eliton Santos / Semed

A escola Ester, que está em reforma e onde as aulas acontecem de forma remota, conta com 270 crianças da educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

LEIA TAMBÉM  Os Tempos da Palmatória

Apoio

A gestora Naomi Hattori falou sobre a classificação da aluna e sobre o apoio que a unidade de ensino recebeu. “Nós estamos muito orgulhosos da classificação da Emily para a fase nacional. Mesmo com a nossa escola em reforma, as atividades não pararam e para isso contamos com o apoio da escola Maria Leide por proporcionar que pudéssemos usar o Telecentro”, disse Naomi, que também contou que a escola presenteou Emily com um tablet.

”A Emily estuda na escola desde o 1º ano, todos nós ficamos muito felizes com a classificação dela e resolvemos presenteá-la com um tablet para incentivá-la ainda mais”, completou a gestora.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Siga o canal

Para Emily, a classificação foi uma grande surpresa, mas, com a ajuda do professor e o apoio da mãe, conseguiu alcançar o resultado.

LEIA TAMBÉM  Confira as 220 vagas de emprego com carteira assinada para esta quinta-feira (9) em Manaus

“Eu fiquei muito contente, satisfeita, eu não esperava conseguir essa classificação, porque as questões de lógica são bem difíceis e exigem muita concentração. Eu me preparei melhor na primeira fase, a segunda foi mais complicada, porque também tive muitas atividades da escola, mas o meu professor me orientou bastante, assim como a minha mãe, que sempre me incentiva nos meus estudos”, pontuou a aluna.

Etapas

A Olimpíada ocorre em três fases, a primeira foi em junho (nível municipal); a segunda, em agosto (estadual), e a terceira, nacional, que deve acontecer em outubro. As provas são realizadas de forma on-line, com duração de uma hora, com 20 questões de raciocínio lógico.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade Acompanhe nossas transmissões

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações