O Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, realiza pela segunda vez, na Marina do Davi, um mutirão de limpeza junto ao Projeto Remada Ambiental. A ação, que já coletou mais de 1,9 toneladas de resíduos nas praias e rios por onde passou, faz parte de uma série de iniciativas de conscientização que estão acontecendo em todo o Brasil com apoio da marca Sprite. No Amazonas e região Nordeste, a ação também conta com o suporte da Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola do País.
O calendário de ações celebra as mudanças na embalagem de Sprite, que recentemente mudou sua icônica garrafa verde para transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material. As iniciativas marcam também o engajamento da marca de refrigerantes ao programa Blue Keepers, que combate o lixo no mar, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite começou em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, destaca Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
O calendário de limpeza de praias, rios e lagoas promovido em conjunto pelas entidades teve início em novembro de 2022 e passou também por Rio de Janeiro (RJ), Ceará (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). No total, já foram coletados 1.970 kg de resíduos durante os seis primeiros mutirões realizados. Mais de 570 voluntários participaram dos movimentos.
Na Marina do Davi, o Projeto Remada Ambiental é quem coordena os trabalhos, sendo a liderança local do mutirão. O ponto de encontro de voluntários está marcado para às 8h da manhã, com programação incluindo distribuição de água e mesa de frutas para hidratação e energia, além de disponibilização de luvas e sacos para coleta. “Seremos diversas frentes e forças unidas em prol do meio ambiente e da limpeza do Rio Tarumã-Açu. Vale ressaltar também que após a entrega do material coletado no nosso Ponto de Entrega Voluntária, todo o resíduo terá destinação correta em respeito à natureza e a esse ecossistema”, destaca Jadson Maciel, empreendedor social e co-fundador do projeto. As inscrições para participar da iniciativa podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/Q2pen9bT6PJe8nxQA
Após coletar 1,9 ton de resíduos, mutirão de limpeza apoiado pelo Pacto Global da ONU volta à Marina do Davi para segunda ação de coleta
RECICLAGEM
De acordo com Renata Melo, diretora regional da Solar Coca-Cola, o projeto reforça a importância da reciclagem para o meio ambiente. Parceira fundamental da Sprite para a realização do projeto na Marina do Davi, a companhia também tem a sustentabilidade no foco das decisões e atitudes do dia a dia do negócio. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada.
“Esta é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio desse projeto, firmamos parcerias importantes para fomentar a reciclagem e até gerar economia a todo um ecossistema que vive em torno do reaproveitamento de resíduos materiais”, pontuou Melo.
O Recicla Solar é um dos compromissos da companhia alinhado ao Mundo Sem Resíduos, que tem como objetivo encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. Somente nos últimos dois anos, a iniciativa que fomenta a reciclagem e economia circular no território de atuação da Solar contabilizou aproximadamente 10 toneladas de PET recicladas.
Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU – A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente. No Brasil, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil em 2022, além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais do projeto Blue Keepers, iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano que visa o combate à poluição por resíduos, notadamente plásticos, em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e a sociedade civil para soluções duradouras de prevenção ao problema.
Serviço
Data: 29 de abril (sábado)
Local: Marina do Davi
Horário: 8h
Link para inscrição com vaga limitadas: https://forms.gle/Q2pen9bT6PJe8nxQA
Após coletar 1,9 ton de resíduos, mutirão de limpeza apoiado pelo Pacto Global da ONU volta à Marina do Davi para segunda ação de coleta