Famosos, TV e Internet
Após morte de jovem por conta de Fake News, dono da Choquei emite nota tirando o dele da reta. Confira
Neste sábado (23), o perfil Choquei, administrado por Raphael Sousa, emitiu um comunicado oficial em resposta à trágica morte de Jessica Vitória Canedo. A jovem de 22 anos foi erroneamente apontada como o novo interesse amoroso do humorista Whindersson Nunes em uma notícia falsa disseminada pela página de fofocas. No comunicado, assinado pela advogada Dra. Adélia de Jesus Soares, o Choquei busca se eximir de qualquer responsabilidade pela fatalidade, defendendo a liberdade de expressão e o direito à informação.

Raphael Sousa da Choquei e a Jéssica Vitória, jovem que se matou por conta de fake news
Na semana anterior, Inês Oliveira, mãe de Jessica, havia divulgado um vídeo apelando para que as pessoas cessassem os ataques contra sua filha, que enfrentava sérios problemas emocionais e batalhava contra a depressão. Segundo Inês, Jessica já havia tentado tirar a própria vida em diversas ocasiões.
O vídeo da mãe implorando pra @choquei apagar as mentiras sobre a filha e explicando que a menina tinha depressão me quebrou demais
Nem as notas da comunidade (que provaram que era mentira), nem o apelo da mãe foram suficientes, só apagaram depois que menina se matou pic.twitter.com/XINnv5pDyF— Não Intendo (@blognaointendo) December 23, 2023
A fatalidade ocorreu após o perfil Choquei propagar a notícia fictícia sobre o envolvimento amoroso de Jessica com Whindersson Nunes. Ambos, Jessica e Whindersson, prontamente desmentiram a informação, reforçando que se tratava de uma fake news gerada pela página de fofocas. Após a tragédia, o Choquei deletou as publicações referentes à jovem, mas a reação nas redes sociais foi de indignação, com pedidos por responsabilização da página pela morte de Jessica, que, antes de tomar a trágica decisão, havia sido alvo de ataques devido à notícia falsa.
https://twitter.com/maiconkusterk/status/1738353277585051834/
O episódio ganhou ampla repercussão e foi comentado por diversas personalidades. O influenciador Felipe Neto expressou sua indignação, destacando a necessidade de responsabilização dos perfis de fofoca por suas publicações. “O que a Choquei e outros perfis fizeram nesse caso é absolutamente inacreditável. Nenhum pano pode ser passado. Nenhum. Tem que ser resolvido na polícia e na justiça”, afirmou. O caso levanta questões cruciais sobre a responsabilidade no ambiente digital e as consequências reais das notícias falsas.
Todos os perfis de fofoca precisam de responsabilização em cima do q publicam.
O q a Choquei e outros perfis fizeram nesse caso é absolutamente inacreditável. Nenhum pano pode ser passado. Nenhum.
Tem q ser resolvido na polícia e na justiça.
— Felipe Neto ? (@felipeneto) December 23, 2023
Leia, abaixo, o comunicado na íntegra:

Nota da Choquei
Saiba mais sobre o caso
- Fofoca vira tragédia: Morre jovem vítima de fake news sobre envolvimento com Whinderson
- Dono da Choquei debocha pronunciamento de vítima de Fake News antes dela morrer, e depois Choquei informa falecimento








