Amazonas
Arcebispo de Manaus entrega carta de renúncia ao Papa Leão XIV após completar 75 anos
Dom Leonardo Steiner segue no cargo até decisão do pontífice e agradece fiéis pela caminhada na Arquidiocese de Manaus
Durante a missa deste domingo (9/11), o arcebispo metropolitano de Manaus e cardeal da Amazônia, dom Leonardo Steiner, emocionou os fiéis ao anunciar que entregou sua carta de renúncia ao Papa Leão XIV, após completar 75 anos de idade — conforme determina o Código de Direito Canônico da Igreja Católica.
“Apresentei a carta ao Papa, como é de obrigação. Agora, vamos aguardar e ver o que vem. Mas quero dizer que sou muito grato a Deus por esse período à frente da arquidiocese e pela colaboração de cada um de vocês”, declarou dom Leonardo durante a celebração.
Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de vida do cardeal Leonardo Steiner
Na manhã de 9 de novembro, às 10h, na Catedral Metropolitana de Manaus, aconteceu Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 75 anos de vida do cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo metropolitano de Manaus e Presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Norte 1).
Estiveram presentes seus auxiliares Dom Hudson Ribeiro e Dom Samuel Ferreira, o arcebispo emérito Dom Luiz Soares Vieira, padres do Clero de Manaus, vida religiosa, seminaristas do Regional e fiéis.
O que diz a Igreja
Segundo as normas da Igreja Católica, todo bispo que atinge 75 anos deve encaminhar ao Papa um pedido formal de renúncia ao governo da diocese.
A decisão sobre aceitar ou não o pedido, no entanto, cabe exclusivamente ao pontífice, que pode optar por manter o bispo no cargo por mais algum tempo ou nomear um sucessor.
Dom Leonardo completou 75 anos na última quinta-feira (6/11).
Uma trajetória marcada pela fé e pela Amazônia

Imagem: Divulgação
Dom Leonardo Steiner assumiu a Arquidiocese de Manaus em novembro de 2019, sucedendo dom Sérgio Castriani, que renunciou por motivos de saúde. Desde então, vem conduzindo os trabalhos pastorais com forte atuação em temas sociais e ambientais, tornando-se uma das vozes mais respeitadas da Igreja na Amazônia.
Conhecido pela defesa dos povos da floresta e da ecologia integral, Steiner ganhou destaque também durante o Sínodo para a Amazônia, realizado no Vaticano, e em pautas ligadas à preservação ambiental e aos direitos humanos na região.
O que acontece agora
Com a carta de renúncia entregue, a Arquidiocese de Manaus aguarda a decisão do Papa Leão XIV, que avaliará o pedido e decidirá se o arcebispo permanece ou se um novo nome será escolhido para assumir a arquidiocese.
Enquanto isso, dom Leonardo segue normalmente em suas funções, celebrando missas e coordenando as atividades pastorais.








