Publicado
6 meses atrásem
Por
Juliana AguirreEmbarcação está ancorada na comunidade Vila do Janauacá e permanecerá no local até quinta-feira (23/01)
Em quatro dias de expedição, o Barco Hospital São João XXIII já soma 2.222 atendimentos na comunidade Vila do Janauacá, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). A ação do Governo do Amazonas, realizada em parceria com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, leva consultas médicas, exames, cirurgias e dispensação de medicamentos às comunidades ribeirinhas do Estado. Os atendimentos seguem no local até quinta-feira (23/01).
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que a ação alcança tanto os moradores da Vila do Janauacá, como os de comunidades próximas. “Com essa iniciativa, o Governo do Amazonas amplia o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede pública de saúde, ofertando um atendimento rápido e efetivo”, afirma a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
De acordo com ela, só na última terça-feira (21/01), foram realizados 507 atendimentos, incluindo consultas médicas, exames laboratoriais e de imagens, e cirurgias de baixa e média complexidades. Na segunda-feira (20/01) foram atendidos 383 pacientes. E mais 1.332 nos dois primeiros dias da expedição.
Fotos: Evandro Seixas/SES
A dona de casa Rosana Serafim, que mora na Vila do Janauacá, esteve no Barco Hospital em busca de atendimento com o clínico-geral, dentista e oftalmologista. “Consegui fazer todas as consultas que eu precisava. Agradeço ao Governo do Amazonas por essa oportunidade”, afirmou.
Fotos: Evandro Seixas/SES
Os serviços seguem no local até quinta-feira (23/01), sempre das 8h às 17h. Para ser atendido, basta comparecer ao local com o cartão do SUS. Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos em Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Saúde da Família, Radiologia e Odontologia. No local, são realizados também exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além da dispensação de medicamentos e vacinação.
Fotos: Evandro Seixas/SES
Ainda de acordo com Nayara Maksoud, este ano o Barco Hospital deve percorrer 22 municípios. Em fevereiro, os serviços de saúde serão oferecidos em Novo Airão e Manacapuru. Em março, a embarcação passará por Anori e Codajás.
A embarcação foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade, para utilização nas ações de saúde no interior do Estado.
Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e amplia acesso à cidadania no interior
Governo do Amazonas investe mais de R$ 640 mil no setor primário de Lábrea
Panavueiro Fest estreia com sucesso e leva multidão ao coração do Festival de Parintins
Governo do Amazonas lança operação com mais de mil agentes para segurança do Festival de Parintins 2025
Governo do Amazonas entrega crédito e regularização a produtores rurais de Maués
Em Parintins, Wilson Lima visita feiras e valoriza artesanato amazonense durante o festival