Na tarde desta segunda-feira (11/5), a Prefeitura Municipal de Barreirinha, município distante 331 km de Manaus, realizou uma inauguração simbólica da Unidade Básica de Saúde “ Maria da Conceição Trindade Carneiro” que será ponto de referência durante a pandemia do novo coronavírus para atender pacientes com síndromes respiratórias ou sintomatologias recorrentes da Covid-19.
Para evitar aglomerações, não foi possível a participação da população na entrega deste importante benefício.
Localizada na rua 31 de Março, bairro Ladislau Lucas, o novo ambiente ambulatório funcionará durante a pandemia, como a unidade para receber possíveis pacientes portadores de síndromes respiratórias, tornando-se referência para atuar na entrada de pessoas no sistema de saúde municipal, com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
A UBS Conceição Trindade Carneiro contará com uma equipe de saude fixa que vai realizar todos os procedimentos padrão oferecidos como: triagem, testagem rápida oriunda de solicitação médica e serviço de deslocamento exclusivo até o hospital em casos de avaliação clínica mais detalhada ou internação.
Todas essas atividades serão feitas dentro dos padrões estabelecidos para o distanciamento social de até 1,5 metros e a higienização dos aparelhos utilizados em cada usuário, como determina Ministério da Saúde e OMS.
Para marcar o momento célebre de entregar uma importante obra para a comunidade, o prefeito municipal, Glenio Seixas, fará o rito inaugural simbólico, porém não será permitido a presença da população na ocasião.
“Nosso maior desejo nesse momento seria entregar essa obra com uma grande festa, pois nossos munícipes merecem um espaço otimizado e de fácil acesso, como este que estamos entregando. Peço a todos que fiquem em casa e em breve, em outras oportunidades, após essa pandemia, estaremos festejando mais conquistas para nosso povo” , frisou Seixas.
Com a disponibilidade da nova unidade de saúde diminui a possibilidade de transmissão da Covid-19, por contato ou aproximação aos demais usuários da rede pública de saúde, como hipertensos, diabéticos, gestantes e demais casos recorrentes, que necessitam dos serviços da atenção básica diariamente.