O casal identificado como José Nilson Bernardo e Maria Graça Bernardo, está desaparecido desde terça-feira 28 de março quando saiu da comunidade Marajá, no rio Negro, zona rural município de Novo Airão, região metropolitana de Manaus, para pescar em lagos da região.
Porém Seu Zezinho Bernardo e Dona Graça, como são carinhosamente chamados, deveria retornar na quinta-feira (30/3) mas como o retorno não ocorreu na data prevista, comunitários e parentes foram à procura do casal na sexta-feira (31/3). José e Maria utilizavam duas embarcações durante a pescaria, uma canoa maior servia como base para os dois, e uma outra canoa menor era utilizada pelo casal para auxiliar na pescaria na parte baixa do igapó.
Imagem: Divulgação
A equipe que realizava buscas pelo casal encontrou uma das canoas que estava com eles. A pequena embarcação estava amarrada em uma árvore com alguns peixes já podres dentro e as malhadeira estiradas na água na parte baixa do igapó.
O grupo realizou buscas no local próximo onde a canoa pequena estava amarrada, mas nenhum vestígio do casal ou da canoa grande foi encontrado. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município foram acionados e iniciaram as buscas pelo casal no sábado (1º/4) e a procura foi feita durante todo o fim de semana, porém sem êxito.
“Neste domingo, tinham seis botes à procura do casal, sendo nós, da Defesa Civil, Bombeiros e quatro botes de comunitários. Fizemos a varredura geral no local e não foi encontrado nada, apenas uma canoa pequena com uma malhadeira e três malhadeiras na água com peixe podre. Descemos até a comunidade do Arara e lá disseram que tinha passado um canoão vermelho com tolda”. contou o coordenador da Defesa Civil de Novo Airão, Márcio Cavalcante.
“O canoão era a base deles, como se fosse um barco de apoio pro casal. Tinha mais de oito metros. Então dava pra atar rede, tinha fogão, já a canoinha era pra entrar no igapó e colocar as malhadeiras. A canoinha foi encontrada amarrada já o canoão sumiu com o casal”, concluiu Cavalcante.
Familiares e comunitários temem que o casal tenha sido vítima de um ataque de piratas do rio, o que vem ocorrendo ultimamente naquela região com o aquecimento do corredor do tráfico do rio Negro.
Até mesmo uma recompensa de dois mil reais está sendo oferecida para quem achar o casal. As buscas seguem a procura de Seu Zezinho Bernardo e Dona Graça.