Caso das Máscaras de Chumbo – A morte não resolvida de dois homens encontrados no topo de uma colina - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Lendas Urbanas

Caso das Máscaras de Chumbo – A morte não resolvida de dois homens encontrados no topo de uma colina

Publicado há

em

Caso das Máscaras de Chumbo - A morte não resolvida de dois homens encontrados no topo de uma colina

Em 20 de agosto de 1966, um homem empinava um papagaio (pipa)  no Morro do Vintem, em Niterói, Brasil, quando se deparou com os corpos de dois jovens homens parcialmente cobertos por grama e folhas.

Os homens vestiam ternos sociais, casacos impermeáveis, e cada um tinha um par de máscaras de chumbo caseiras cobrindo os olhos.

A polícia encontrou uma garrafa de água vazia, um recibo da garrafa, duas pequenas toalhas molhadas e um caderno perto dos corpos. Além de anotações de trabalho, o caderno misteriosamente dizia 16:30, esteja no local combinado, 18:30, engula as cápsulas após o efeito, proteja os metais, aguarde o sinal da máscara.”

Não havia sinais de trauma ou qualquer evidência de luta. Nenhum exame de autópsia ou relatório toxicológico foi realizado, porque o necrotério estava muito ocupado. Deixando os órgãos internos das vítimas se decomporem demais para testes confiáveis.

Os homens foram identificados como Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana. Eram dois técnicos eletrônicos de Campos dos Goytacazes. Amigos e familiares disseram à polícia que os dois saíram da cidade três dias antes, em 17 de agosto, para comprar suprimentos de trabalho e possivelmente um carro.

Os homens foram identificados como Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana.

Os homens foram identificados como Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana.

Diziam que só ficariam fora naquela tarde. Em vez disso, os homens pegaram um ônibus por 177 quilômetros até Niterói, alegadamente com dinheiro para comprar tudo o que precisavam.

Quando chegaram, compraram casacos impermeáveis em uma loja local e uma garrafa de água em um bar local. O barman disse mais tarde à polícia que os homens estavam muito nervosos e constantemente checavam seus relógios. A polícia acredita que isso ocorreu pouco antes de eles partirem para a encosta e os homens nunca mais foram vistos vivos.

Mais de cinquenta anos depois, o mistério permanece sem solução e levou a muitas teorias extravagantes e possíveis explicações para o que pode ter acontecido. Os homens poderiam simplesmente ter cometido suicídio juntos.

Advertisement

Alguns acreditam que os homens foram enganados e mortos por causa do dinheiro dos suprimentos de trabalho. Os dois podem ter tentado um negócio secreto envolvendo material radioativo ou outras substâncias ilegais que levaram à morte deles. Outros propõem que eles podem ter sido viajantes do tempo ou abduzidos por alienígenas, devido aos muitos relatos de OVNIs naquela área antes e depois de suas mortes.

Pessoas próximas aos homens sugeriram que eles faziam parte de um grupo conhecido como espiritualistas científicos no Brasil. Livros relacionados ao espiritualismo e material usado para fazer os óculos de chumbo foram encontrados em uma de suas casas. Quatro anos antes, outro técnico eletrônico havia sido encontrado usando uma máscara de chumbo semelhante no topo de uma colina perto do Morro do Vintem.

Amigos disseram à polícia que eles haviam construído um dispositivo que explodiu em seu quintal dois meses antes de suas mortes. Acredita-se que os homens estavam tentando usar o dispositivo para entrar em contato com Marte para perseguir seus interesses espirituais.

O podcast Skeptoid teorizou que os homens podem ter sofrido overdose de drogas enquanto esperavam testemunhar uma explosão que desencadearia uma experiência espiritual com base nos itens que a polícia encontrou em suas casas e no movimento espiritualista subterrâneo que ocorria na época no Brasil.

 O que as Evidências Nos Dizem

Os Trajes: Os trajes sugerem que os homens estavam se encontrando com alguém. No entanto, sem saber qual era a roupa habitual deles, é difícil afirmar com certeza.

As Máscaras de Chumbo: As máscaras de chumbo sugerem que os homens esperavam radiação. O problema é que nenhuma radiação foi detectada no local. Existe a possibilidade de que o Morro do Vintém não fosse o “local combinado” e que os homens precisassem das máscaras em outro lugar.

Toalhas e Jaquetas: As toalhas indicam que os homens esperavam umidade, assim como as jaquetas. Não há simplesmente uma explicação para isso. Houve alegações de que OVNIs foram vistos na área no dia 17, e o Guia do Mochileiro das Galáxias diz que toalhas são essenciais para viagens espaciais. Infelizmente, o guia só foi publicado mais de dez anos depois.

Advertisement

Garrafa de Água: Esta é fácil. Eles deveriam devolver a garrafa ao bar. Eles beberam a água, aparentemente, mas não conseguiram devolver a garrafa.

A Cena no Morro do Vintém.

As Notas: Aqui está o maior mistério. Quem eles estavam encontrando no local combinado? Estavam se encontrando com uma pessoa ou esperando um evento? O Morro do Vintém era o local combinado? Não temos como saber.

Cápsulas: A maioria das fontes diz que a toxicologia não encontrou nada, pois os órgãos não foram preservados. Portanto, não sabemos se os homens tomaram as cápsulas ou o que elas continham. Sendo literal, não temos nem mesmo certeza se as notas se referem a esse dia, embora pelo menos isso pareça provável. “Proteger os metais” pode se referir a alguns metais que eles estavam se encontrando para se livrar. “Esperar pelo sinal da máscara” obviamente significa que eles estavam esperando alguém dizer para colocar as máscaras.

Corpos do Caso Máscara de Chumbo sendo carregados pra fora do Morro do Vintém.

Corpos do Caso Máscara de Chumbo sendo carregados pra fora do Morro do Vintém.

Teoria do Caso das Máscaras de Chumbo

Uma explicação é que os homens estavam se encontrando com alguém para um acordo clandestino envolvendo material radioativo. No entanto, isso não explicaria as cápsulas, as toalhas ou as jaquetas. Outra explicação é que eles estavam conduzindo um experimento. Mas não há evidências de um experimento que tenha levado à morte deles, como materiais para o referido experimento. Eles podem ter sido enganados, assassinados e descartados na colina, embora não houvesse evidências de violência ou ferimentos violentos.

Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações