Publicado
1 ano atrásno
Numa manhã melancólica de domingo, em Manaus, a pequena Shara Ruana Reis, com seus 7 anos, desapareceu, marcando para sempre o 28 de outubro de 2007 na memória dilacerada de seus familiares.
Tudo parecia normal na casa da família até Shara, expressando seu amor aos pais, Alzenira Nascimento e Pedro Lourenço Reis, sair para comprar pão. O destino obscureceu a rotina quando, neste percurso a poucos metros de sua casa, Shara não foi mais avistada pela mãe.
Desespero e incerteza envolveram os pais, cuja aflição só aumentou ao descobrir que Shara Ruana nunca chegara à padaria.
Enquanto Pedro Reis tomava banho, sua esposa pediu à Shara que fosse à padaria nas proximidades, trajando uma bermuda laranja, blusa azul e chinelos. Ela ainda chegou a voltar e falar com a mãe alguma coisa, mas a mãe apressada, pediu para que ela fosse e voltasse antes que o pai terminasse o banho.
A preocupação tomou conta quando Pedro, ao sair do banheiro, indagou sobre Shara. Alzenira, rapidamente, revelou seu destino à padaria. A tensão cresceu ao constatarem que a filha não estava lá, e a aflição se intensificou ao perceberem que ela fora avistada indo na direção oposta à padaria, conforme relatado por uma tia.
O desespero guiou Pedro Reis até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, apenas para enfrentar a cruel espera de 48 horas, conforme erroneamente informado pelo policial. As pistas, minuciosamente investigadas, levaram a lugar nenhum, enquanto trotes atrapalhavam as diligências.
“Quando a minha filha sumiu, eu corri pra delegacia logo porque a Shara parece que foi uma das primeiras a desaparecer… Aí eu fui na delegacia, na segunda DP, que fica lá no bairro onde eu moro, perto… e simplesmente eu, nervoso, procurei pedir ajuda: ´A minha filha sumiu, você pode me ajudar?´ Ele simplesmente falou: ´Olhe, só depois de 48 horas´. Só depois do pior. Ele disse assim ainda: ´Primeiro você tem que procurar os seus familiares e se ela não tiver em lugar nenhum, aí o senhor volte aqui´. Mas como é que eu vou investigar a família inteira espalhada em várias partes, em vários estados?”, contou a mãe da Shara Ruana, Alzenira Reis.
Uma tia de Shara viu a menina saindo de casa, mas garante que a criança caminhou no sentido contrário à padaria. Para o pai, a menina foi levada por alguém que conhece a família.
“Não temos certeza de nada, mas estamos desesperados. Já distribuímos cartazes por toda a cidade e fizemos duas manifestações para tentar encontrar alguém que saiba o paradeiro de Shara”, afirma Reis. “Shara jamais sairia com um estranho. Sempre falamos para nossos filhos que isso é perigoso.”
Reis afirmou que não trabalha desde o desaparecimento de Shara e passa o tempo procurando a filha pela cidade. Segundo ele, a mãe da criança está desesperada, entrou em depressão e parou de comer.
“Nossos outros três filhos foram liberados da escola, porque não conseguiam mais assistir às aulas. Todos estamos muito tristes. Foi uma desgraça na nossa vida”, disse ele à época.
Em publicação recente nas redes sociais, no aniversário da Shara Ruana em 2020, Pedro fez o seguinte comentário
“Dia 28 desse mês, minha filha completa 13 anos desaparecida, hoje dia 22 é seu aniversário 20 anos, continuamos na mesma fé, esperando em Deus e a espera de uma resposta dele e das autoridades , pois, já entrou e saiu delegada e nada foi feito, às pessoas que estavam envolvidas, a delegada Linda Glaucia! sempre me dizia, não se preocupe pois eles estão sendo monitorados, os suspeitos já são de maior de idade e nunca foram chamados pra prestar algum esclarecimento, fica aqui o meu repúdio, pois eu tenho certeza se ela fosse filha de um político ou qualquer autoridade, já teria resposta pra esse caso…”
Em entrevista, a mãe de Shara expressou sua eterna esperança de reencontrar a filha desaparecida, mesmo diante da passagem dos anos.
“Ainda espero a volta de Shara. Essa ferida está aberta dentro de mim. É uma dor que não desejo para mãe nenhuma. Eu nunca vou parar de esperar ela chegar. Aonde me mandarem ir atrás da minha filha, eu vou”, afirma emocionada Alzenira Reis.
Segundo o pai de Shara, Pedro Reis, ela é uma criança inteligente e costumava ir à padaria diariamente. Ela usava bermuda laranja, blusa azul e chinelos de dedo quando sumiu. “Minha filha não se perdeu, porque o trajeto era conhecido. Depois de meia hora, quando ela não apareceu, ficamos desesperados e começamos a procurar por ela” , declarou Pedro.
A delegada Linda Gláucia de Moraes, responsável pelo caso, afirmou que foram realizadas buscas com cães farejadores no bairro Betânia, onde a criança desapareceu.
“Fizemos essa operação com os cães farejadores e vasculhamos todos os igarapés da região, mas nada foi encontrado”, diz Linda Gláucia. “Nenhuma hipótese foi descartada, mas ainda não temos pistas que levem à menina.”
A delegada contou que recebeu muitos telefonemas sobre o paradeiro de Shara. As denúncias foram apuradas, mas todos os telefonemas eram falsos e, segundo a delegada, um adolescente foi detido por passar trotes.
Em 2011, o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo da Polícia Civil elaborou uma progressão de idade para Shara.
Hoje ela estaria com 23 anos de idade. A família, ainda apegada à esperança, apela à comunidade por qualquer informação sobre o paradeiro de Shara Ruana Nascimento dos Reis.
Os contatos para contribuir com informações são: 100 (Direitos Humanos), 190 (Polícia Militar) ou 181 (Direitos Humanos). A busca incessante por respostas continua, enquanto o vazio da ausência de Shara persiste na vida de seus entes queridos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Aleam aprova por unanimidade PL “Shara Ruana” e fortalece rede de proteção no Amazonas
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas