Casos de homicídio têm redução de 12,6% na capital, enquanto prisões pelo crime aumentam 26% - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Polícia

Casos de homicídio têm redução de 12,6% na capital, enquanto prisões pelo crime aumentam 26%

Publicado

no

O número de prisões relacionadas aos crimes de homicídio, em Manaus, aumentou em 26,1% em 2019, de janeiro a setembro, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De janeiro até outubro, os homicídios acumulam redução de 12,6% na capital, isso significa 99 mortes a menos que o registrado em igual período de 2018.

Esses indicadores demonstram os efetivos resultados alcançados pela nova política de segurança, focada no trabalho estratégico e no empenho das Polícias Militar e Civil no combate à criminalidade. As diretrizes traçadas pelo governador Wilson Lima, implementadas sob o comando do secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, vêm consolidando a tendência de queda no homicídio e em outros crimes, como latrocínio, roubos e furtos.

Neste ano, foram efetuadas 314 prisões de autores de homicídios de janeiro a setembro, em Manaus, contra 249 presos do mesmo período do ano passado. Grande parte destas prisões é decorrente do trabalho de investigação feito pelos policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Só a DEHS, este ano, efetuou mais de 200 prisões. Maio foi o mês em que a especializada efetuou mais prisões, totalizando 27. Em seguida vêm agosto, com 26 prisões, e janeiro, com 25.

De acordo com o delegado Paulo Martins, titular da especializada, o número expressivo se deve ao foco da equipe em manter uma investigação mais criteriosa. “Esse ano nós procuramos focar as investigações no sentido de identificação dos acusados e, assim que conseguimos qualificá-los, nós procuramos logo representar pelas prisões. Em consequência disso, nós conseguimos um número de prisões elevadíssimo esse ano”, explicou Martins.

Ele afirmou ainda que, além do trabalho para identificar os autores do crime, a investigação envolve também a busca pela identificação de possíveis mandantes e suspeitos de participação no crime, facilitando logísticas, por exemplo.

O titular da especializada também acredita que o número significativo de prisões pode ajudar a inibir este tipo de crime. “Nós sabemos que a impunidade motiva o crime. A partir do momento em que você começa a dar uma resposta para os crimes que estão acontecendo, isso inibe, sem dúvida nenhuma, novas ações desses bandidos. Portanto, procuramos dar resposta a todos os homicídios, fazendo uma investigação bem criteriosa, e isso tem nos levado a várias prisões”, disse.

Outro ponto a ser destacado é que uma prisão por homicídio, muitas vezes, representa avanço na resolução de diversos casos. É que a maioria das mortes é decorrente de tráfico de drogas, e os seus autores são membros de organizações criminosas que atuam no sentido de atacar rivais.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Vidas preservadas – As ações adotadas pela Secretaria de Segurança neste ano já resultaram na redução do número de homicídios ao longo deste ano, que registra 99 casos a menos, na comparação com os dados de 2018. De janeiro a outubro de 2019, o número de homicídios foi de 688, contra 787 de igual período do ano passado.

Paulo Martins enfatizou que a participação da população, fazendo as denúncias anônimas, e de toda a mídia, fazendo divulgações dos suspeitos, é importante para o andamento das investigações em torno dos crimes de homicídio.

“Muitas pessoas estão nas proximidades de onde esses crimes ocorrem. Quando ligam para o 181, ou vêm aqui para a delegacia fazer denúncia, isso ajuda bastante. A imprensa também tem nos ajudado bastante no sentido de divulgar os procurados, os nomes, as fotos. E a gente pede que a população e os meios de comunicação continuem nos ajudando, colaborando com a polícia, porque quando você tira um indivíduo que está cometendo homicídio, você está colaborando com toda a sociedade”, afirmou o delegado.

As denúncias anônimas podem ser feitas diretamente para o 181, o disque-denúncia da SSP-AM. A ligação é gratuita e sigilosa e o serviço funciona para todo o estado, 24 horas por dia. O número para denúncias da DEHS é (92) 3636-2874. A especializada está localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus.

Interior – Houve aumento no número de prisões por homicídio também no interior do Amazonas. De janeiro a julho de 2018, as Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) haviam efetuado 60 prisões. Este ano, no mesmo período, o número de prisões por crimes de homicídio saltou para 116, registrando um aumento de 93,3%.

Foto Thiago Ribeiro / Divulgação

Foto Thiago Ribeiro / Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações