No fim da tarde da última quarta-feira (24) o entardecer chamou atenção de várias pessoas na capital amazonense. Um colorido radiante marcava o céu encantando quem observava.
Não demorou muito para que várias fotos tomassem conta das redes sociais.
De acordo com especialistas, durante os períodos em que a luz solar vem de cima, por volta do meio-dia, os raios de luz não alteram o céu; entretanto, durante o nascer e o pôr do Sol, a luz emanada percorre uma distância muito maior pela atmosfera.
Céu colorido chama atenção em Manaus, conheça sobre o fenômeno – Imagem: Via Whatsapp
E pelo ângulo em que o Sol se encontra, os raios devem atravessar uma grande quantidade de nuvens e partículas de poluição. É aí que a “mágica” acontece e a refração da luz resulta em cores no céu.
De acordo com matéria do D24am, conforme explica a meteorologista Joselia Pegorim, do Instituto Climatempo, o céu em várias das grandes cidades brasileiras tem estado com uma coloração esbranquiçada durante o dia, e isso nada mais é do que uma intensa camada de nuvens médias e altas, com os raios solares não conseguindo ultrapassar demais essa barreira. Eis que, quando o Sol começa a se pôr, chegando à linha do horizonte, seus raios são refletidos na parte de baixo dessas nuvens. E com uma concentração de raios acima do habitual ali, as cores do pôr do Sol ficam mais intensas.
“Com o Sol já baixando no horizonte, os raios solares chegavam bem inclinados atravessando uma camada maior da atmosfera, onde se concentra a camada de poluentes. O lado ‘bom’ é esta interação com os raios solares que geram essas cores surpreendentes no céu”, explicou Joselia.
Fonte: D24am
Céu colorido chama atenção em Manaus, conheça sobre o fenômeno – Imagem: Zândor Marques
Céu colorido chama atenção em Manaus, conheça sobre o fenômeno – Imagem: Via Whatsapp