Internacional
Cinegrafista amazonense está indo defender Zelensky na luta contra a invasão russa na Ucrânia

Volodymyr Zelensky acaba de ganhar mais um reforço no seu time, trata-se do cinegrafista amazonense Renato Belém, de 38 anos, que embarca nesta segunda-feira, 29/9, para a Ucrânia, onde irá integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial, uma unidade militar composta por voluntários estrangeiros que lutam contra a invasão russa.
O cinegrafista amazonense Renato Belém faz parte de um grupo de nove brasileiros convocados na semana passada. Eles se reuniram em Salvador (BA) antes de seguir viagem para a Europa.
Ontem (28), a Rússia lançou ataques aéreos contra a capital ucraniana, Kiev, deixando quatro mortos e dezenas de feridos, segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Os ataques teriam durado cerca de 12 horas. É nesse cenário que o amazonense está indo para o Leste Europeu.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, divulgados em julho de 2025, há nove brasileiros mortos e 17 desaparecidos em decorrência dos combates entre Rússia e Ucrânia.
Voluntários estrangeiros na guerra
A Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia foi criada em fevereiro de 2022 por iniciativa do presidente Zelensky, com o objetivo de permitir que cidadãos estrangeiros se alistassem para defender o país da invasão russa.
Os voluntários recebem os mesmos direitos e proteções sociais que os militares ucranianos. A unidade é vinculada oficialmente às Forças Armadas da Ucrânia.
Experiência militar e carreira na TV
Renato Belém já atuou como militar do Exército Brasileiro, durante o serviço obrigatório, e integrou uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, em 2008.
Na televisão, trabalhou como cinegrafista em veículos como a Rede Amazônica, TV Norte (afiliada do SBT), TV A Crítica e o próprio site BNC Amazonas.