Publicado
5 anos atrásno
O diretor-presidente, João Guilherme de Moraes Silva, e o diretor técnico da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), Heleno Ferreira, apresentaram nesta segunda-feira (03/06), na Letônia, durante a Conferência Internacional de Grupos de Usuários da Software AG, o projeto de modernização de infraestrutura tecnológica que a Prodam está executando e que é o alicerce para transformação digital do Governo do Estado.
Em agosto do ano passado, a Prodam iniciou a mudança da sua plataforma tecnológica, abandonando o uso do Mainframe e livrando-se de uma dependência de décadas da IBM. “Usamos o mainframe por mais de 40 anos porque durante muito tempo era realmente o que havia de mais moderno no mercado. No entanto, com a evolução tecnológica, abriu-se um leque de opções tão ou mais vantajosas que o mainframe e a Prodam optou pela plataforma hiperconvergente, que opera com o sistema operacional Linux”, explicou Heleno Ferreira.
Ainda de acordo com Ferreira, foi para mostrar como está acontecendo esse processo de mudança que a Prodam foi convidada para palestrar no evento em Riga, na Letônia. “Os participantes do evento têm interesse em saber como que, no meio da floresta amazônica, uma empresa de tecnologia pública enfrentou o desafio de retirar o mainframe e continuar tocando, com sucesso, seus projetos em Linux”.
Transformação digital – A gestão do governador Wilson Lima quer transformar a forma como o governo entrega o serviço à população, desenvolvendo projetos como Governo Digital, entregando serviços de maneira cada vez mais ágil e eficiente ao cidadão. No entanto, de acordo com Heleno, para que isso aconteça é preciso modernizar cada vez mais a Prodam.
“Creio que estamos no caminho certo, investindo em modernizar a Prodam. O interesse de empresas do mundo inteiro no projeto que estamos desenvolvendo demonstra o protagonismo do Amazonas no cenário de tecnologia mundial”, concluiu Heleno.
Case apresentado – Durante a apresentação, os diretores da Prodam mostraram como a empresa está compactando sua infraestrutura, reduzindo custos e otimizando o uso dos recursos por meio da migração de sistemas críticos, como trânsito e folha de pagamento, hoje hospedados no Mainframe, para a nova plataforma de hiperconvergência.
O principal case apresentado foi o da migração dos projetos de educação, concluída em dezembro de 2018. A migração proporcionou uma melhoria de desempenho no processamento do Sistema de Gestão Educacional (Sigeam), adotado em todas as escolas públicas estaduais e nas escolas públicas de Manaus.
Um reflexo da modernização do datacenter foi a matrícula dos alunos das escolas públicas para o ano letivo de 2019. Com a modernização do datacenter, foram realizadas 80.268 matrículas apenas no primeiro dia, um aumento de 27,74% comparado ao ano anterior.
Conferência Internacional de Grupos de Usuários da Software AG – O evento é promovido anualmente pela empresa Software AG, uma das mais renomadas na área de tecnologia. A expectativa é que a edição deste ano reúna mais de 1.600 pessoas, representando 1.150 empresas de 71 países diferentes, com o objetivo de compartilhar boas práticas e projetos inovadores realizados no mundo todo.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Roberto Cidade promove Sessão Especial em homenagem à Prodam pelos 53 anos de serviços prestados ao Amazonas
Prodam promove evento sobre ameaças cibernéticas. Inscreva-se!
Dados sobre vítimas de violência doméstica no Amazonas agora estão reunidas graças a PRODAM
Portal da Transparência do Amazonas sofre ataque de hacker
Em nota, Prodam fala que lentidão no site de matrículas foi resolvida