Publicado
6 anos atrásno
Com uma equipe totalmente regional e média de 23 anos, o Rio Negro apresentou seu elenco e os membros da comissão técnica para o Campeonato Amazonense da Série A de 2019. A maioria dos atletas são oriundos da base do clube, revelados pelo treinador José de Ribamar Santos, sendo o único jogador de fora, do município de São Sebastião do Uatumã. O evento foi realizado na manhã deste sábado, 5/1, no tradicional Salão dos Espelhos do clube, na Avenida Epaminondas, no Centro da cidade.
Pelo Campeonato Amazonense, o Galo da Praça da Saudade estreia diante do Princesa do Solimões, no dia 3 de fevereiro (domingo), às 18h. O jogo será realizado no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, na cidade de Manacapuru (a 68 km da capital amazonense).
Valorização
Cansado de contratar jogadores de outros estados, o presidente do Rio Negro, Thales Verçosa, disse que agora a prioridade é valorizar os jovens valores da base, mas principalmente do futebol amazonense.
“Há quatro anos estamos trazendo atletas de fora, e não chegamos ao título. Chegou a hora de dar oportunidade para garotada daqui. O nosso futebol, a maioria dos atletas de nossas equipes eram amazonenses, o resultado disso, é que tivemos as melhores campanhas em âmbito nacional. Por exemplo, o nosso melhor resultado foi do co-irmão, o Nacional em 1971, ficando em 17º lugar no Campeonato Brasileiro. Vamos partir para o outro lado, ou seja, aquilo que fazíamos antigamente, agora a prioridade são os nossos atletas”, finalizou Thales.
Com um trabalho que vem desde da base do Rio Negro, o treinador José de Ribamar Santos, pela primeira vez vai comandar o profissional e aliado ao sonho de ser seu clube de coração. Para ele, o fato de conhecer os jogadores desde quando ainda eram bem jovens, vai ajudar na parte tática e técnica da equipe.
“É um sonho dirigir o Rio Negro, até porque sou torcedor do clube, comecei com projetos sociais, alguns jogadores que estiveram comigo desde os 12 anos, hoje trabalhamos juntos. Dos 16 jogadores, sei o nome de 12, porque são garotos que estão há muito tempo no clube, e outros que vieram somar apesar de novos, mas com passagem conosco em outros clubes”, disse, mas espera contar com o apoio da torcida.
“O torcedor precisa abraçar nossa equipe, temos um time totalmente amazonense. Não temos jogadores de fora, que tem uma certa experiência de chegar aqui, mas não sabem o que é vestir a camisa de um time do Amazonas, enfim, vem pelo trabalho e emprego, e depois vão embora. Nós pretendemos fazer com que o torcedor crie uma identidade com jovem de Manaus”, acrescentou.
Cria da base
Um dos remanescente da equipe profissional do ano passado, mas revelado na base, o atacante Gabriel Renan, 21 anos, em sua quarta temporada no Rio Negro, sendo duas nas categorias básicas e uma no profissional no ano passado, revelou que está ansioso pelo campeonato. Segundo ele, o time pode ser jovem, mas tem qualidade.
“A gente vai tentar quebrar esse tabu dos outros times, mas sem medo e sem pressão, porque futebol é jogado, se for apenas falado, muita gente iria ganhar no grito. Nós vamos dar o nosso melhor, porque tem muita gente boa, de qualidade, e muitos tiveram base lá fora, por isso, esse time tem muito potencial”.
Jogadores
Goleiros: Guanair e Miguel
Zagueiro : Luan, Thiago Felipe, Fernando Elizeu e Brendo Henrique
Laterais : Felipe Gabriel, Niedson e Alex Maxwel
Volantes : Elinai, Bruno Souza e Emerson
Meias : Biel Soeiro
Atacante : Jardel e Gabriel Renan
Comissão técnica
Técnico: José de Ribamar Santos
Auxiliar técnico/preparador físico: Mozart Carlos
Preparador de goleiros: Danilo Braga
Mordomo: Adiel Davi
Texto e fotos: Paulo Rogério
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Alerta: Estiagem histórica pode secar ainda mais os rios até dezembro na Amazônia
Rio Negro volta a subir em Manaus após recorde de seca: “Repiquete” pode explicar
Estiagem histórica: Rio Negro registra menor nível em 122 anos e Prefeitura amplia operação “Estiagem”
Canaranas: A Magia por trás das ilhas verdes que surgiram no Rio Negro
Estiagem 2023: Rio Negro atinge nível mais baixo da história em 121 anos e governo do AM emite nota
Parente relata o que aconteceu com D. Graça e Seu Zezinho quando saíram para pescar nas Anavilhanas