Uma fruta típica da região amazônica e muito rica é o biribá. O biribá vem da árvore biribazeiro e tem a polpa mole, branca, doce e muito suculenta, assim, para comer, basta você pegar uma colher e comer na própria casca, ou se quiser, transformar em deliciosos doces!
Como dito, além da fruta fresca, o biribá pode ser consumido em saladas, doces e sorvetes. Ele é muito nutritivo e rico em vitamina C e tem também aminoácidos, as fibras, as vitaminas B1, B2 e B3 e os minerais potássio, cálcio, ferro e fósforo.
Essa combinação de nutrientes confere ao biribá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de vários benefícios.
Fruta biribá – Imagem – Divulgaçãb
1. Pode ajudar na perda de peso
As fibras presentes no biribá aumentam a sensação de saciedade, e isso é ótimo para a perda de peso.
Além disso, ela reduz a vontade de comer açúcar, o que ajuda a seguir uma dieta ou uma alimentação mais saudável durante o processo de emagrecimento.
2. Melhora a saúde do cérebro
O biribá pode melhorar a função cerebral por meio do suporte à função cognitiva.
De fato, a fruta contém diversas vitaminas do complexo B que são importantes para ter um sistema nervoso saudável e uma boa função cognitiva.
3. Ajuda a prevenir a osteoporose
Por ser uma boa fonte de cálcio e fósforo, a fruta biribá ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir doenças como a osteoporose.
4. Faz bem para os músculos
O potássio encontrado na fruta biribá ajuda a melhorar a contração muscular, a evitar as cãibras musculares e a aliviar a fadiga. Tufo isso aumenta o rendimento durante o treino e garante melhores resultados, principalmente na hipertrofia muscular.
Além disso, a fruta também é boa para o músculo cardíaco, já que o potássio também é importante para regular a pressão arterial e proteger o coração.
5. É fonte de vitamina C
A vitamina C é ótima para fortalecer o sistema imunológico, diminuir a inflamação e reduzir o estresse oxidativo por meio do combate à ação nociva dos radicais livres.
Assim, consumir a fruta biribá, que é rica nessa vitamina, previne o envelhecimento precoce da pele e reduz o risco de inflamações e doenças crônicas.
6. Melhora a digestão
Como a biribá é rica em fibras, a fruta ajuda a regular o sistema digestivo. Isso também pode melhorar a absorção de nutrientes e aliviar sintomas gastrointestinais como por exemplo as dores de estômago.
Coma muito biribá! Essa fruta amazôncia ajuda no seu peso, cérebro e previne osteoporose!