Os pés de frango são constituídos basicamente por tecido conjuntivo: pele, tendões, cartilagens e ossos, todos esses componentes possuem ótimos nutrientes que fornecem vitaminas e minerais elementares para o bom funcionamento do organismo.
De acordo com especialistas em nutrição, uma porção de 70 gramas de pés de frango pode fornecer:
Calorias: 150
Proteína: 14 gramas
Gordura: 10 gramas
Carboidratos: 0,14 gramas
Cálcio: 5% do valor diário (DV)
Fósforo: 5% do DV
Vitamina A: 2% do DV
Folato (vitamina B9): 15% do DV
Cerca de 70% do conteúdo dos pés de frango é colágeno, proteína que se destaca por seu papel em proporcionar força e resistência à pele , tendões, músculos, ossos e ligamentos.
Da mesma forma, os pés de galinha são fonte de ácido fólico (vitamina B9), que auxilia na síntese de DNA, evitando anomalias congênitas na gravidez.
Embora tenham uma quantidade considerável de gordura na pele, geralmente ela é reduzida durante o cozimento. Algumas pessoas optam por fritar as pernas ou servi-las com molho e essas formas de preparo aumentam os carboidratos, as gorduras e as calorias.
Estes são os benefícios de consumir pés de frango:
1.- ELES FORNECEM COLÁGENO:
Os pés de frango contêm alto teor de colágeno, são ideais no combate às dores nas articulações, reduzindo a osteoartrite e a artrite . Eles também melhoram a densidade óssea em mulheres na pós-menopausa.
2.- ELES MELHORAM A APARÊNCIA DA PELE
A elevada quantidade de colágeno que possuem melhora o aspecto da pele, hidrata-a e dá-lhe maior elasticidade.
O colágeno também demonstrou reduzir a formação de rugas e proteger a pele dos raios ultravioleta.
O colágeno torna a pele hidratada, livre de aspereza, elasticidade e densidade, o que também favorece a cicatrização e o envelhecimento das feridas.
3.- ELES CONTROLAM O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE
As proteínas dos pés de frango melhoram os níveis de açúcar no sangue, estimulam o hormônio que produz insulina e promovem a saúde do coração.
A pesquisa mostrou que as proteínas da perna de frango beneficiam o controle do açúcar no sangue, estimulando o peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1). É um hormônio que tem a função de ativar a produção de insulina.
4.- REDUZ A DOR NAS ARTICULAÇÕES
Graças ao seu alto conteúdo de colágeno, os pés estimulam a regeneração natural dos tecidos reduzindo os sintomas de doenças como a osteoartrite, que desgasta ou quebra a cartilagem fazendo com que os ossos se esfreguem causando dor, inflamação e até mesmo afetando a mobilidade.
De acordo com algumas pesquisas médicas, a dose de colágeno derivado da cartilagem de frango reduz a dor, a rigidez e a disfunção física da osteoartrite do joelho.
5.- MINIMIZE OS EFEITOS DA PERDA ÓSSEA
O consumo de pés de frango melhora a formação e densidade óssea, o colágeno é um importante componente da massa óssea.
6.- MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO
As veias e artérias possuem colágeno, assim como elastina, por isso o consumo de pés de galinha é uma excelente opção para fornecer elastina e colágeno e prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.
É importante lavar os pés do frango antes de consumi-los, recomenda-se fervê-los, descartar a água e proceder ao preparo da receita.
No vídeo a seguir, tem uma receita para fazer um caldo com pés de frango.
Há também a opção de liquefazer a mistura e consumir um creme, caso alguém não goste da apresentação das pernas.