Como Chegar em Barreirinha partindo de Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 25 de março de 2023

Turismo no Amazonas

Como Chegar em Barreirinha partindo de Manaus

Publicado

no

Como Chegar em Barreirinha partindo de Manaus

Em outubro, a cidade de Barreirinha (331 km de distância de Manaus) ferve durante o Festival Folclórico, disputado entre o Touro Branco e o Touro Preto. Em 2019, a grande festa cultural será nos dias 25 e 26 de outubro, sendo o dia 24 a festa dos visitantes.

O Município realiza também, anualmente o aniversário da cidade, que se comemora no dia 09 de junho de cada ano, com um grande evento que reúne a população barreirinhense em festa para lembrar a história e manter viva a chama de esperança do ariramba, canta-se os tradicionais parabéns, elege-se a Miss Barreirinha, premia-se os vencedores das modalidades desportivas realizadas durante o dia e festeja ao som das bandas locais, regionais e nacionais.

Foto aérea – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro Fonte: Assessoria de Comunicação – Clemente Valente

Foto aérea – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro
Fonte: Assessoria de Comunicação – Clemente Valente

O Município de Barreirinha, assim como a maioria dos municípios amazônicos, possui limitações no tocante aos meios de acesso à sede municipal. Dadas as particularidades da região, o principal meio de acesso se dá pelos rios.

Portanto, para se chegar em Barreirinha, partindo de Manaus, você têm 2 opções : Barco Regional e  barco expresso. Embora a cidade possua um pequeno aeroporto, não há nenhuma empresa operando voos comerciais regulares neste aeroporto, que fica distante do centro da cidade 1km.

Barreirinha / Foto : Valdir Torres

Barreirinha / Foto : Valdir Torres

De barco regional para Barreirinha

Essa é a forma mais popular que tem de se viajar para Barreirinha, mas também a mais demorada. O passeio de barco de recreio chega a levar aproximadamente 24 horas de viagem. O rio da frente da cidade é o Paraná do Ramos, atrás, é o famoso rio Andirá. O Rio Andirá, é um dos principais afluentes do Rio Amazonas e um dos mais importantes da Bacia Amazônica. O Andirá corta o Baixo Amazonas levando beleza e riqueza.

O modo mais tradicional de dormir nos barcos, são atando as redes e socializando. Se você pagar um pouco a mais, você pode dormir em suíte ou camarote.

Publicidade

Viajar de rede custa cerca de R$ 130,00 e você deve trazer sua própria rede. Caso opte em viajar de rede é extremamente recomendável que você fique atento à sua bagagem durante a viagem.

Os barcos regionais com destino à Barreirinha partem do Porto de Manaus

Foto: Susane Medeiros

Lanchas Expresso para Barreirinha

A segunda opção fluvial é fazendo uso das lanchas express ou expresso, também conhecido como “A Jato”. Esse tipo de embarcação é semelhante a um ônibus fluvial que faz o mesmo percurso até Barreirinha em aproximadamente 9h.

A desvantagem desse tipo de embarcação é que você viaja sentado durante todo o percurso e a vantagem é que você faz o trajeto em 1/3 do tempo. Todas as lanchas saem da balsa amarela da Manaus Moderna.

O preço médio é de R$ 180 reais.

Lancha Ajato A Noiva / Foto : Divulgação

Lancha Ajato A Noiva / Foto : Divulgação

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Horóscopo do Dia

Siga-nos no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Últimas Atualizações