Como Chegar em Barreirinha partindo de Manaus

728

Em outubro, a cidade de Barreirinha (331 km de distância de Manaus) ferve durante o Festival Folclórico, disputado entre o Touro Branco e o Touro Preto. Em 2019, a grande festa cultural será nos dias 25 e 26 de outubro, sendo o dia 24 a festa dos visitantes.

O Município realiza também, anualmente o aniversário da cidade, que se comemora no dia 09 de junho de cada ano, com um grande evento que reúne a população barreirinhense em festa para lembrar a história e manter viva a chama de esperança do ariramba, canta-se os tradicionais parabéns, elege-se a Miss Barreirinha, premia-se os vencedores das modalidades desportivas realizadas durante o dia e festeja ao som das bandas locais, regionais e nacionais.

Foto aérea – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro Fonte: Assessoria de Comunicação – Clemente Valente
Foto aérea – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro
Fonte: Assessoria de Comunicação – Clemente Valente

O Município de Barreirinha, assim como a maioria dos municípios amazônicos, possui limitações no tocante aos meios de acesso à sede municipal. Dadas as particularidades da região, o principal meio de acesso se dá pelos rios.

Portanto, para se chegar em Barreirinha, partindo de Manaus, você têm 2 opções : Barco Regional e  barco expresso. Embora a cidade possua um pequeno aeroporto, não há nenhuma empresa operando voos comerciais regulares neste aeroporto, que fica distante do centro da cidade 1km.

Barreirinha / Foto : Valdir Torres
Barreirinha / Foto : Valdir Torres

De barco regional para Barreirinha

Essa é a forma mais popular que tem de se viajar para Barreirinha, mas também a mais demorada. O passeio de barco de recreio chega a levar aproximadamente 24 horas de viagem. O rio da frente da cidade é o Paraná do Ramos, atrás, é o famoso rio Andirá. O Rio Andirá, é um dos principais afluentes do Rio Amazonas e um dos mais importantes da Bacia Amazônica. O Andirá corta o Baixo Amazonas levando beleza e riqueza.

O modo mais tradicional de dormir nos barcos, são atando as redes e socializando. Se você pagar um pouco a mais, você pode dormir em suíte ou camarote.

Viajar de rede custa cerca de R$ 130,00 e você deve trazer sua própria rede. Caso opte em viajar de rede é extremamente recomendável que você fique atento à sua bagagem durante a viagem.

Os barcos regionais com destino à Barreirinha partem do Porto de Manaus

Foto: Susane Medeiros

Lanchas Expresso para Barreirinha

A segunda opção fluvial é fazendo uso das lanchas express ou expresso, também conhecido como “A Jato”. Esse tipo de embarcação é semelhante a um ônibus fluvial que faz o mesmo percurso até Barreirinha em aproximadamente 9h.

A desvantagem desse tipo de embarcação é que você viaja sentado durante todo o percurso e a vantagem é que você faz o trajeto em 1/3 do tempo. Todas as lanchas saem da balsa amarela da Manaus Moderna.

O preço médio é de R$ 180 reais.

Lancha Ajato A Noiva / Foto : Divulgação
Lancha Ajato A Noiva / Foto : Divulgação

Comentários