Publicado
4 anos atrásno
Na última década a importância da sustentabilidade veio à tona com força devido aos vários problemas ambientais em quase todas as partes do planeta. Hoje, o consumo sustentável já passa por vários aspectos da nossa vida, como os alimentos, as roupas, os produtos de beleza e saúde e até os eletrônicos. Agora, o próximo passo é transformar também o turismo em uma atividade menos prejudicial ao meio ambiente.
Por ser um setor da economia que não envolve tanto produtos, mas sim serviços e experiências, o turismo acabou sendo um pouco esquecido na busca pela sustentabilidade com o passar dos anos. Mas, a pandemia deu alguns sinais de que muita coisa pode mudar para melhor, principalmente no que diz respeito à forma de viajar. Com a redução significativa das viagens por conta das medidas restritivas, a emissão anual de carbono provocada pelos aviões diminuiu 50%, enquanto a de gases responsáveis pelo efeito estufa caiu 7%. Os dados são ainda mais importantes quando consideramos o grande impacto negativo que os aviões causam ao meio ambiente.
Esses números mostraram que o conceito de Turismo Sustentável é muito mais amplo do que o que ganhou fama na internet há algum tempo, que focava em atos menores, como a troca de toalhas nos hotéis. De acordo com uma pesquisa do site ReviewBox, o pico recente de buscas na internet pelo termo foi em meados de 2017, quando as discussões começaram a se popularizar. Agora, há uma maior consciência de que a sustentabilidade no segmento engloba muito mais coisas, passando por todas as etapas da cadeia do turismo e focando não apenas no meio ambiente, mas também no lado social e no lado econômico.
Por isso, até mesmo a escolha do destino pode contribuir para uma viagem mais consciente. Escolher locais próximos só trará benefícios neste sentido: não há a necessidade de usar os serviços das companhias aéreas, ajudando a manter a poluição baixa, e o principal: ajuda a manter a economia local em movimento, gerando fonte de renda para muitas famílias que dependem exclusivamente do turismo, que são muitas nas cidades menores com algum atrativo, evitando as grandes redes hoteleiras e movimentando o dinheiro na direção de quem precisa de verdade.
A cultura do nosso destino também é um fator de atenção para o turismo sustentável. Além de cuidar para não prejudicar a natureza em nossas viagens (como nas atitudes mais simples de respeitar os locais e descartar o lixo corretamente), também devemos ter atenção aos hábitos de cada local, colaborando na manutenção das tradições e ajudando a evitar que os destinos se uniformizem apenas para agradar quem vem de fora.
Os profissionais do turismo amazonense já estão sendo capacitados para lidar com a retomada do segmento no pós-pandemia. E cada um de nós deve tentar fazer a própria parte para tornar o turismo cada vez mais sustentável, ajudando no processo de recuperação, tanto do setor em específico, como de todo o planeta.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Turismo temático e como pode valorizar a Amazônia
Amazonastur promove Workshop de Turismo Sustentável em Caapiranga para qualificar agentes turísticos
5 novos destinos de turismo sustentável no Brasil
Instituto Mamirauá lança livro sobre Turismo de Base Comunitária
Novo Airão: Descubra o Encantador Portal para a Amazônia
Amazônia Manauara