Era uma manhã normal na vida do publicitário Edlucio Castro, 49, que passou a manhã na casa de sua tia quando presenciou a equipe da Prefeitura de Manaus recolhendo garrafas pets através de uma rede estendida entre os dois lados do igarapé, levantando cerca de 1 tonelada de lixo.
No dia seguinte, ao ler o jornal, descobriu que crianças da Escola Rezende Sobrinho, localizada na R. Nova Esperança, Tancredo Neves, zona Leste da capital, estavam participando de um Campeonato de Robótica na Dinamarca. Logo a ideia veio à mente: ele começou a escrever a primeira história em quadrinhos: Os Tucumãs em O Petmonstrengo.
Após ver o trabalho da prefeitura retirando o lixo dos igarapés, e depois estudantes participando de um campeonato de robótica, Edlucio Castro resolveu criar Os Tucumãs, um gibi amazonense. / Foto: Divulgação
Edlucio conta que a ideia surgiu através desses acontecimentos, e decidiu transformar em uma história educativa. “A ideia é educar as crianças pra reeducar os adultos para não jogarem lixo na rua e consequentemente esse lixo não cair nos nossos rios e mananciais”, conta.
O gibi já tem um ano, e está editado em 3 idiomas: português, inglês e espanhol. O lançamento aconteceu no dia 9 de novembro de 2018, na I Feira Internacional de Quadrinhos, realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O lançamento aconteceu na Feira Internacional de Quadrinhos, que aconteceu na UFAM. / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Segundo Edlucio, a próxima etapa é conseguir o apoio da Prefeitura Municipal para fazer o lançamento nos outros idiomas. “Estou tentando conseguir o apoio da Prefeitura para o lançamento nos dois outros idiomas, para incentivar cada vez mais as crianças manauaras a se sentirem atraídas por esses dois belíssimos e importantes idiomas que podem lhes abrir muitas portas”, conta.
Para conhecer mais o gibi Os Tucumãs, só clicar aqui para ser redirecionado ao site com os gibis completos e outras informações.