As crianças e jovens com Síndrome de Down, que frequentam a Associação Pestalozzi do Amazonas, localizada no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus, foram visitadas pela deputada estadual Joana Darc (PR), que proporcionou a elas uma tarde de Pet Terapia.
A atividade junto às crianças e jovens com Síndrome de Down aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Síndrome, que é lembrada nesta quinta-feira (21). / Foto: Fábio Romão
Três cães do projeto Pet Terapia, Amigo Fiel, fizeram a alegria dos alunos da Pestalozzi, que receberam além do carinho e atenção da parlamentar, o compromisso de auxílio e apoio para as necessidades da entidade.
“Ver a alegria no rosto de cada um me deixou extremamente feliz. Mas, sei que eles precisam de muito mais, que a Pestalozzi é uma instituição séria, que necessita de apoio para sobreviver. Por isso, vim deixar a minha palavra de que estarei atenta aos anseios que forem apontados pela direção”, disse Joana.
A Pestalozzi Amazonas atende em média 150 alunos e seus familiares, sendo mantida através de doações e trabalho voluntário. / Foto: Fábio Romão
No complexo, são ofertados serviços psicopedagógicos, fisioterapia, serviço social, psicológicos, além de um espaço para confecção de artesanatos pelas mães dos alunos.
“A Terapia Assistida Por Animais (TAA) envolve cães e outros animais como facilitadores em tratamentos psicológicos ou físicos. Eles são facilitadores no rompimento de barreiras entre as crianças e o meio onde estão inseridas. Na ação, ficou visível que as crianças adoraram”, comemorou Joana.
Para a diretora da Associação Pestalozzi do Amazonas, Silvia Simões, a postura de Joana mostra seu comprometimento sincero com a causa.
“Ela esteve aqui enquanto vereadora, estamos muito felizes em ver que ela não nos esqueceu e que seguirá trabalhando para nos auxiliar”, comentou Silvia.
Intermediação junto ao Governo e Emendas
A deputada Joana Darc (PR), que é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, deve levar ao conhecimento do governador Wilson Lima (PSC), a atual situação da instituição, para que o Estado possa contribuir na manutenção do projeto. Ela também se comprometeu em enviar recursos de Emenda Impositiva.
*Com informações de assessoria