O deputado estadual eleito, Carlinhos Bessa (PV), esteve reunido na manhã de hoje (29) com o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa. A reunião, que aconteceu na sede da reitoria da universidade, tratou do fortalecimento e expansão dos polos da UEA no interior do Amazonas.
Segundo o parlamentar, é preciso ampliar o diálogo com a universidade para entender as dificuldades que impendem o desenvolvimento da UEA no interior do Estado. “Como parlamentar, primeiramente preciso ouvir quais são as demandas e as causas que impedem o desenvolvimento do ensino superior público para o interior, bem como a complexidade desses problemas. Após isso, poderemos propor ações estratégicas e efetivas para resolvê-las”, ressaltou.
Durante a reunião, Carlinhos Bessa tratou, ainda, de demandas específicas da região do Médio Solimões, como o término das obras do polo da UEA no município de Tefé e a criação do curso de Enfermagem. “O município de Tefé é o polo da região em diversas áreas, inclusive na educação. Muitas famílias não possuem condições de custear os estudos de seus familiares na capital e, por isso, discutimos a importância do polo e a criação do novo curso no município”, disse.
A utilização dos polos da UEA para a capacitação de servidores públicos municipais e a parceria com o projeto ‘Samsung Ocean’ para levar cursos técnicos para estudantes de ensino médio no interior do Estado também foram pautas debatidas durante o encontro. “Realizaremos uma audiência pública em Tefé para ouvir a população que vive na região com o intuito de estimular as ações da universidade que atendam aos seus anseios. As audiências devem acontecer em todos os municípios-polo do Amazonas, pois cada um possui demandas específicas”, concluiu.
A criação de projeto de lei para a destinação de recursos e a busca por parcerias com prefeituras municipais e com os governos estadual e federal, foram alguns dos compromissos firmados pelo deputado em prol do desenvolvimento da universidade.
Deputado Carlinhos Bessa articula fortalecimento e expansão da UEA no interior