Destinos no Brasil para amantes de vinho - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Brasil

Destinos no Brasil para amantes de vinho

Publicado

no

Quem disse que é preciso comprar passagem para a Itália ou França para conhecer vinícolas incríveis? Sem precisar botar o pé para fora do Brasil, amantes do vinho podem acompanhar de pertinho todas as etapas da produção da bebida, com direito a degustações, muitas histórias e paisagens de tirar o fôlego.

Destinos no Brasil para amantes de vinho

Além das tradicionais (e imperdíveis) vinícolas gaúchas, há opções de norte a sul do país, inclusive no interior de São Paulo. Além de preparar o olfato, é preciso planejar a viagem com alguma antecedência para conseguir bons preços em passagens aéreas quanto em hospedagem. Uma boa dica é, antes de comprar, fazer uma pesquisa de preços no site da MaxMilhas: https://www.maxmilhas.com.br/passagens-aereas.

Quanto ao planejamento, este pequeno roteiro pode ajudar a dar um ponta pé inicial nessa doce peregrinação etílica.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

A meca do enoturismo nacional continua imperdível. Para começar, a pequena cidade gaúcha tem uma fonte de água imitando vinho bem no centro, na sugestiva Via del Vino. Entre as vinícolas mais famosas estão a centenária Salton, com um verdadeiro labirinto de caves subterrâneas, a Aurora e a Cainelli. Visitar esta última é particularmente especial entre os meses de janeiro e março, quando ocorre a vindima, colheita e a pisa das uvas. Aliás, os turistas são convidados a participarem do processo, munidos de cestos e chapéus de palha.

Entre as rotas turísticas de Bento, o Vale dos Vinhedos é certamente o grande destaque. Trata-se de uma área de 82 km² recheada de vinhedos e cantinas tradicionais. A rota foi a primeira região produtora de uva a receber Denominação de Origem para vinhos no Brasil. Em outras palavras, a geografia do Vale garante aos seus vinhos características únicas. Entre as vinícolas de destaque, estão a Miolo e a Casa Valduga. Esta, tem voltado sua produção para vinhos mais finos.

Vale do São Francisco, Pernambuco e Bahia

Em meio ao sertão nordestino, está nada menos que a única área do mundo que produz vinho o ano todo: o Vale do Rio São Francisco. Responsável por cerca de 15% da produção nacional, as vinícolas da região de Petrolina (Pernambuco) têm crescido em produção e número de visitantes.

Os centros produtores de vinhos e espumantes concentram-se principalmente nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e no baiano Casa Nova. Agências de viagens locais organizam diversos passeios.  Um dos mais procurados é o Vapor do Vinho, em alusão aos tradicionais vapores que levaram desenvolvimento ao Vale do São Francisco. O passeio inclui navegação pelo espetacular Lago de Sobradinho, banho na Ilha da Fantasia e  visita com degustação à vinícola Miolo. Saídas de Petrolina.

Garibaldi, Rio Grande do Sul

Conhecida como a capital brasileira do espumante, Garibaldi é parada obrigatória para os amantes da bebida. A Rota dos Espumantes envolve cerca de 20 estabelecimentos, entre cantinas e grandes vinícolas. Já no centro desta joia da Serra Gaúcha, está a centenária vinícola Peterlongo, a primeira a produzir espumante no Brasil e a única vinícola fora da França que tem autorização para usar o termo champagne.

Também merece destaque a tradicional Cooperativa Garibaldi, que abre para visitação todos os dias da semana. Já na BR 470, fica a famosa Moet et Chandon, empresa francesa que se instalou na Serra Gaúcha. O local conta com uma loja de varejo para os visitantes.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

São Roque, São Paulo

Para quem vive na capital paulista, há vinícolas de primeira praticamente no quintal de casa. A pequena São Roque fica a menos de 80 km e conta com o Roteiro do Vinho, um conjunto de mais de 30 estabelecimentos de interesse do enoturismo, incluindo adegas e restaurantes típicos. É um passeio bom para toda a família, com playgrounds para as crianças e opções de ecoturismo.

Quanto aos vinhos, a produção de São Roque tem uma longa história. Começou ainda no século XVII, com os portugueses, que cultivavam videiras às margens do rio Carambeí e do Aracaí. A tradição continuou nos séculos seguintes, com os italianos. Hoje, a região é conhecida por seus vinhos de mesa. Destaque para a Estrado do Vinho, uma bucólica via de 10 km com diversas vinícolas. A Góes oferece visitas gratuitas e a festa da vindima, entre janeiro e fevereiro.

Roteiro do Vinho – São Roque

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações