Logo no primeiro dia de campanha, o candidato da Coligação “Mudança Para Transformar”, Marcelo Ramos, e o vice, Josué Neto, lançaram a Arena PR.
Trata-se de um espaço na sede do Partido que mescla o real, com a presença de cerca de 100 pessoas acomodadas em uma arquibancada, e o virtual, com a transmissão ao vivo desses encontros para a Internet e redes sociais.
Segundo o candidato, a ideia é reunir com segmentos específicos da sociedade civil organizada, como professores, médicos, enfermeiros, sindicalistas, estudantes secundaristas, universitários, etc.
O Arena 22 tem o formato de perguntas e respostas, com os candidatos ao centro do debate, numa espécie de talk show. Acontece todas as segundas-feiras, às 20h, sempre com transmissão ao vivo na Internet.
Questionado sobre suas propostas para a Educação, Marcelo citou o programa Tempo de Aprender, que propõe oferecer atividades complementares – aulas particulares – aos estudantes da rede municipal no contraturno da escola.
Sobre segurança pública, Marcelo disse que, apesar de ser uma atribuição do governo estadual, o seu programa Cidade Segura assume o compromisso municipal com a questão com dois focos claros: a segurança das escolas, que receberão atenção exclusiva com a criação da Brigada Escolar da Guarda Municipal; e dos bairros, com investimentos na revitalização de infraestrutura e iluminação pública.
No Transporte, foram discutidas as propostas do SIM – Sistema de Mobilidade Inteligente, que propõe medidas para diminuir os engarrafamentos e aumentar a velocidade média do transporte coletivo, agregando modernidade ao sistema. Uma delas é o geo-referenciamento dos pontos de ônibus, que, com os GPS já existentes no modal, poderão informar ao usuário a que horas o seu ônibus deverá chegar ao ponto.
Temas como saúde e infraestrutura foram abordados. Na primeira, os programas Saúde em Minha Casa, Programa Mãe e a Farmácia Cidadã pretendem basicamente expandir os serviços de saúde básica e preventiva a 70% da população, especialmente acompanhando de perto as mães gestantes e os portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Outra obsessão é diminuir os deslocamentos e aglomeração de gestantes e enfermos a Unidades de Saúde e pôr fim a falta de remédios nas UBS.
Na área de infraestrutura, Marcelo e Josué falaram sobre os programas Meu Bairro Vivo, que deve promover ações de revitalização dos bairros e criação de um bairro-modelo em Manaus; a central Facilita, para agilizar os pedidos de reformas infraestruturais pelo cidadão; e a Zona Franca do Povo de Manaus. Esta última pretende, entre outros objetivos, dar um novo projeto urbanístico o Distrito Industrial, abandonado atualmente.
Eleições: Marcelo Ramos e Josué Neto lançam Arena PR para interação com eleitores