E mês que vem os terráqueos terão mais uma surpresa vinda do espaço para celebrar! Trata-se do fenômeno conhecido como Anel de Fogo!
Esse evento astronônimo, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, irá acontecer no dia 14 de outubro de 2023, quando um brilhante ‘anel de fogo’ enfeitará os céus, atraindo milhões de pessoas em todo o mundo. O eclipse anular total, que é originário das áreas noroeste dos Estados Unidos, irá se espalhar pelo México, se estenderá pela América Central e, por fim, chegará ao Brasil.
Em outubro teremos um Anel De Fogo durante o Eclipse Solar!
A experiência de visualizar o eclipse anular está relacionada, na maioria, às condições climáticas e à sua localização geográfica. Em termos práticos, um céu sem nuvens proporciona a melhor visibilidade possível. Mas apesar das nuvens, a luz que acompanha um eclipse ainda é visível para todas as pessoas.
A NASA coletou informações para traçar a trajetória do eclipse, fornecendo um mapa com a trajetória e os horários que em que ele poderá ser melhor visualizado por região.
Fonte: Fred Espenak, GSFC da NASA
O que causa esse fenômeno?
A órbita da Lua em torno da Terra não é, de fato, circular, mas sim elíptica, o que significa que a sua distância de nós pode variar. Um eclipse anular ocorre quando a Lua está mais próxima de seu ponto mais distante da Terra enquanto desliza entre nós e o Sol.
Devido à sua maior distância nestes momentos, a Lua parece menor em tamanho que o Sol, resultando no espetacular efeito de “anel de fogo”. No entanto, uma vez que o Sol ainda não foi completamente bloqueado, é imprescindível utilizar uma proteção ocular apropriada durante todo o evento.
Leia também: Satélite espacial detecta ‘meteoros’ na atmosfera do Sol; veja
Quando comparamos com um eclipse solar completo, como o previsto para 2024, neste caso, a Lua está perto o suficiente da Terra para esconder completamente a face brilhante do Sol. O resultado? Um breve período de escuridão, por volta do meio-dia.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.