Publicado
3 anos atrásno
A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Podcast “As Amazonas” e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), oferecem um curso on-line e gratuito “Podcast: seu conteúdo para o mundo” para comunicadores do Norte e Nordeste do Brasil. As aulas serão transmitidas a partir de Manaus e acontecem no próximo mês de novembro com duas turmas de 30 alunos cada. O curso será ministrado pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque, que desde julho deste ano apresentam semanalmente o podcast “As Amazonas”. No final do curso, a Embaixada e Consulados dos EUA vai doar quatro smartphones para os quatro melhores alunos, dois de cada região. As inscrições vão de 10 a 24 de outubro no endereço: www.asamazonaspodcast.com.br/inscricoes.
“Vamos dar prioridade a municípios onde não há veículos de imprensa, para buscar orientar na criação de um espaço de difusão de uma voz democrática”, defende Aruana Brianezi.
Além das professoras titulares, o curso terá participação de especialistas em voz, equipamentos de produção e outros podcasters do Brasil e dos EUA. O curso on-line terá formato síncrono (ao vivo), em plataforma que permite interação entre alunos e professoras. O propósito do treinamento, que ocorrerá on-line em quatro sábados, é treinar pessoas interessadas em contar histórias e notícias em um formato democrático e acessível, o podcast, que pode ajudar a diminuir os desertos de notícias existentes no Brasil.
“Produzimos um curso bem redondinho, usando toda nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, de sua comunidade, como notícia ou como memória”, afirma Daniela Assayag.
Após o curso, os programas produzidos pelos alunos com orientação das três jornalistas serão ancorados em um site indexador de podcasts chamado Vozes da Amazônia, que terá uma aba para a região Nordeste. O endereço vai reunir, também, links de podcasts independentes das duas regiões, funcionando como uma espécie de catálogo das produções locais.
Para Liege Albuquerque, é necessário haver um equilíbrio em vozes regionais, abrindo-se espaço democrático que o podcast cria para a difusão de fatos, casos e opiniões de todos os lugares com o mínimo de estrutura possível: um smartphone, um bom script e uma voz disposta a contar histórias. “Precisamos estimular as vozes regionais, fortalecer e abrir espaço a pontos de vista, a histórias e narrativas únicas e originais pelo Brasil afora, seja de jornalistas formados, em formação ou membros de comunidades”, destaca.
SOBRE O CURSO:
As inscrições para o webinar “Podcast: seu conteúdo para o mundo” serão on-line, no endereço www.asamazonaspodcast.com.br/inscricoes. O formulário estará disponível do dia 10 ao dia 24 de outubro.
O curso terá 16 horas de duração para cada região, aos sábados pela manhã e à tarde, em novembro, além de mentoria individual para cada um dos participantes com as instrutoras ao longo do mês.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
No 2º episódio do No Amazonas Podcast, confira o bate papo com o comediante amazonense Dhi Miranda
Mulheres garantem certificados de Bombeiro Hidráulico em Manaus através do projeto “Mãos e Obras” da Águas de Manaus
Oficina Grátis do Jack Cartoon para aprender desenhar caricaturas em Manaus está com vagas abertas!
A Lenda das Amazonas
Você sabia que em Manaus existe um podcast True Crime que relembra os crimes que chocaram a sociedade?!
Mulheres guerreiras: as mitológicas Amazonas realmente existiram?