Publicado
5 anos atrásno
Os estudantes da Escola Estadual Helena Araújo, na zona sul de Manaus, conquistaram o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo, 53 medalhas foram angariadas pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
As crianças concorreram com escolas de ensino fundamental dos anos iniciais. Para conquistar uma medalha, os alunos tinham que tirar notas acima de 9,2. Foram 31 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e sete de bronze.
A gestora da escola, Jucinorma Limonge Lima, contou que os estudantes costumam fazer simulados para verificar o avanço das habilidades e conhecimento, então, não foi tão difícil a preparação para a Olimpíada.
“Eles levaram muito a sério. Até eu me surpreendi com o resultado. Eu esperava o bom desempenho, mas não tantas medalhas de ouro. A escola estava em total silêncio para não atrapalhar a concentração dos alunos”, entregou a gestora.
Dedicação – O gosto por Matemática e Ciências da aluna Maria Heloísa Araújo, do 4º ano, ajudou-a a manter o foco. “Durante o ano, somos preparados para muitas olimpíadas na escola. Foi muito gratificante participar da OBA e conquistar a medalha de ouro. Minha família ficou muito feliz por essa conquista”, afirma a menina.
Murilo Souza e Luana Moura, que também cursam o 4º ano, mostraram-se felizes com a conquista. “Eu já participei de outras olimpíadas e também tive bom resultado. Minha família ficou muito feliz também”, disse Murilo. “Achei legal, mas também achei difícil. Dedicamos-nos muito e os professores também são muito preparados para nos ajudar”, ressalta Luana.
OBA – A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.
Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome. Os alunos que ganham medalhas recebem certificados especificando o tipo de medalha adquirida na competição. E se ganhou medalha, recebe a mesma, que, em geral, é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. A escola também recebe um certificado.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governador em exercício Tadeu de Souza entrega 51º laboratório de robótica – Espaço Maker, na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima anuncia reajuste para servidores da Educação e eleva piso salarial de professores entre os maiores do Brasil
Saiba quem era o servidor indígena da Seduc que morreu após cair debaixo de carreta
Roberto Cidade apresenta requerimento à Seduc solicitando construção de escola na Vila do Jacaré, em Manacapuru
Estudante tefeense conquista 920 pontos na redação do ENEM 2021!
Anamã recebe projeto educacional do ‘Trilhas do Saber’, do Governo do Amazonas