No último domingo (5), foi decidido pela prefeita da Cidade do México – MX, Claudia Sheinbaum que uma estátua do explorador Cristóvão Colombo instalada na Cidade do México será retirada de uma das principais avenidas da capital mexicana e ao local será instalado uma estátua de uma mulher indígena.
A substituição, noticiada pela CNN Brasil, é justificada pela necessidade de enaltecer o papel histórico das mulheres no país, especialmente as nativas da região, e diminuir a visão eurocentrista da descoberta do genovês: “É claro que reconhecemos Colombo. Mas há duas visões”, afirmou a política.
Edificando a narrativa, ela explicou que, localmente, existem narrativas importantes para a compreensão do passado no México: “E tem outra visão daqui, de que, na verdade, chegou um europeu na América, que fez um encontro entre dois lugares, e aí veio a conquista (espanhola)”, acrescentou.
Apesar da retirada na Avenida Paseo de la Reforma, Claudia afirmou que a estátua do explorador não será demolida, mas realocada para “um lugar digno” dentro do município. A prefeita é aliada ao presidente Andrés Manuel López Obrador, ativista das causas indígenas à frente do país.
Pedestal de Cristóvão Colombo após retirada de estátua – EneasMx / Wikipédia Commons