Publicado
4 anos atrásno
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o idoso, comemorado nesta segunda-feira (15/06), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promove uma série de atividades virtuais para sensibilizar a sociedade quanto à importância do respeito à pessoa idosa. As ações da instituição fazem parte do calendário de atividades anuais, que optou por abordar o tema com o uso das novas tecnologias devido à suspensão das aulas durante a pandemia.
Neste ano, a tradicional caminhada realizada pela instituição juntamente com os parceiros da rede de proteção ao idoso foi substituída pelas plataformas digitais. Durante toda a semana, a instituição promoverá lives com palavras do reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro; web palestras com temas voltados aos idosos; encenações do espetáculo “O grito”, do grupo de Teatro Renascer, um manifesto contra a violência e maus-tratos contra a pessoa idosa; e vídeos sobre todas as formas de violência contra o idoso, que serão apresentados pelos educadores sociais do envelhecimento formados pela Fundação.
A FUnATI é hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do homem da floresta e por fomentar o envelhecimento ativo pelo processo educativo e a longevidade com qualidade de vida. Neste mês do “Junho Violeta”, a instituição faz um alerta à sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa, sobretudo em época de isolamento social.
De acordo com o reitor Euler Ribeiro, é preciso educar a sociedade com valores de respeito e empatia para com os idosos. “É alarmante o crescimento dos casos de violência contra os idosos durante a pandemia. Somos responsáveis por proteger aqueles que tiveram o privilégio do envelhecimento”, afirma.
“A violência contra a pessoa idosa constitui-se num grave problema social e de saúde presente em todas as sociedades ao redor do mundo. Suas consequências podem se manifestar de forma muito impactante na vida das pessoas idosas, desde prejuízos físicos, psicológicos e até levá-las ao óbito”, destaca a coordenadora de Ensino da FUnATI e presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennya Mota.
Para participar de todas as ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o idoso, basta acessar as redes sociais da instituição, no Facebook (www.facebook.com/funatiamazonas) e no Youtube (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade).
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Nilton Lins inicia atendimentos psiquiátricos para idosos na Funati
Homem acusado de bater em mãe idosa acaba de ser preso em Manaus!
FUnATI abre inscrições para escolarização de adultos a partir de 30 anos e idosos em Manaus
Compositores de Parintins se inspiram na grandeza do envelhecimento e fazem homenagem aos idosos da FUnATI
Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade expande suas atividades para o município de Itacoatiara
FUnATI lança Guia que reúne informações de toda a rede de saúde e atenção voltada para a terceira idade.