Na quinta-feira (10/12) um grupo de funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou um protesto em frente a unidade de saúde, na Zona Centro-Oeste de Manaus.
Foto: Suelen Gonçalves
Os manifestantes reivindicam o pagamento do ticket alimentação atrasado em dois meses e a falta de medicamentos. Porém os serviços na FCecon não chegaram a ser paralisados durante o protesto, porque o grupo que participava do protesto não trabalha no turno da manhã.
Servidores também reclamam da falta de higiene do refeitório, alegam que insetos já foram encontrados na comida servida. Falta de medicamentos é outra reclamação por parte de funcionários e de pacientes. Alguns pacientes estão sem tratamento quimioterapia na FCecon porque não há previsão para chegada do medicamento necessário.
A direção do FCecon informou que já foi solicitada a liberação de cota orçamentária para a regularização do ticket alimentação e que o problema é “temporário”. Sobre reclamações em relação à comida da unidade, o hospital ressaltou que a cozinha do local é terceirizada e que passa por inspeções periódicas. Por fim, a unidade informou que os medicamentos para quimioterapia já foram adquiridos via Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).