Gabriel Medina, o maior surfista brasileiro da história faturou medalha de bronze no Taiti . Ele venceu o peruano Alonso Correa na disputa pelo terceiro lugar nos Jogos Olímpicos e conquistou a medalha de bronze, em Teahupoo, nesta segunda-feira (5/8).
Medina havia perdido na semifinal para o australiano Jack Robinson por falta de ondas da bateria, o tricampeão mundial dominou a disputa contra o peruano e conquistou pela primeira vez na carreira uma medalha.
Essa é a segunda vez que o surfe é disputado nos Jogos Olímpicos. Na primeira edição, em Tóquio, Italo Ferreira levou a medalha de ouro para o Brasil contra o japonês Kanoa Igarashi. Nesta edição dos Jogos de Paris, com o surfe sendo disputado em Teahupoo, no Taiti, dois brasileiros garantiram medalha. Gabriel Medina faturou o bronze ao vencer o peruano Alonso Correa, e Tatiana Weston-Webb vai disputar ainda hoje o ouro contra a americana Caroline Marks.
Assim como nos Jogos de Tóquio, Gabriel Medina perdeu na semifinal. Desta vez, o mar não ajudou o brasileiro e ele não conseguiu superar o australiano Jack Robinson. Sem ondas por mais de 10 minutos, o tricampeão mundial não teve chance de reação e caiu para a disputa de bronze. Diferentemente da semi, a bateria contra Alonso Correa foi mais agitada. Medina somou .. e garantiu o bronze para o Brasil.
Como a disputa de bronze estava em jogo, os organizadores dos Jogos Olímpicos decidiram colocar a bateria com 35 minutos no total, cinco minutos a mais das outras baterias dos Jogos. Alonso Correa começou colocando pressão no brasileiro. Abriu com 6.83 e assumiu a liderança momentânea da batalha. Mas Gabriel Medina não deixou barato. Correu atrás do prejuízo e somou três notas acima dos 7 pontos. As duas melhores – 7.77 e 7.77 – entraram no somatório final do tricampeão e garantiu a liderança até o final da disputa.
Imagem : Jerome BROUILLET/AFP)