Gestão participativa : “Café com a Secretária” para troca de experiências entre servidores da Saúde - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Manaus

Gestão participativa : “Café com a Secretária” para troca de experiências entre servidores da Saúde

Publicado

no

Espaço informal de conversação e troca de experiências com o objetivo de estreitar a relação entre servidores e gestores da saúde do município, o evento “Café com a Secretária”, criado pela Prefeitura de Manaus, foi realizado nesta quarta-feira, 9/3, no Distrito de Saúde (Disa) Sul, localizado no bairro de Adrianópolis.

O diferencial da primeira edição de 2022 é a realização do evento nos Distritos de Saúde como forma de fortalecer os vínculos com os servidores que atuam fora da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O auditório do Disa Sul recebeu 50 servidores que durante uma hora e meia conversaram de forma descontraída com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, sobre suas rotinas de trabalho.

A secretária destacou que o encontro no Disa Sul foi muito positivo porque proporcionou a criação de um espaço de conversas informais sobre o trabalho dos servidores que atuam na ponta da Atenção Primária à Saúde, buscando soluções para situações inesperadas que fogem ao conhecimento da gestão.

“Esse momento é fundamental. É um espaço de confraternização para reconhecermos a importância de cada servidor na rede e darmos palavras de incentivo, de agradecimento, antes do início do expediente, para que o dia dos servidores seja mais leve. A rotina de um profissional de saúde já é tão pesada e é sempre positivo ter uma conversa de incentivo para demonstrar que somos uma equipe e que juntos, compartilhando nossas experiências, conseguimos nos apoiar melhor para alcançarmos bons resultados”, acentuou.

LEIA TAMBÉM  Centro Estadual de Convivência do Idoso Honorina Ribeiro Lopes

Gestão participativa

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues, classificou o encontro como uma iniciativa muito positiva para os servidores, que se sentem apoiados por uma gestão que se interessa pelos desafios enfrentados pelos servidores e que prioriza o aspecto humano.

“Tenho 30 anos de Semsa e pela primeira vez estou vendo uma gestão humana, acolhedora e participativa. Este encontro marca positivamente uma gestão que não se posiciona acima de ninguém, mas que caminha com sua equipe, que se sente apoiada, e isso é muito importante. Precisamos de gestores assim, que deixam um legado de liderança agregadora e democrática”, assinalou.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Empatia

LEIA TAMBÉM  Juma, a onça pintada que participou da cerimônia da Tocha Olímpica, é sacrificada

Para a diretora da UBS José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, Ângela Santos, a empatia demonstrada pela gestora, foi o sentimento mais presente na roda de conversa, o que para os servidores foi reconfortante, uma vez que a rede municipal tem sido bastante demandada por conta do cenário pandêmico que deixa a população insegura e exige muito preparo e resiliência dos trabalhadores da saúde.

“Nós, que trabalhamos na ponta, recebemos muitas demandas e somos desafiados a dar soluções rápidas à população. É muito gratificante esse momento de acolhimento. Nos sentimos prestigiados com as palavras de apoio, com a empatia e o reconhecimento. Isso é fundamental para que a gente possa prestar uma assistência de maior qualidade, porque temos a certeza de que as pessoas que estão no comando olham por nós. Pensamos que seríamos cobrados nesse encontro, mas foi o contrário, foi um momento de descontração, brincadeira, de deixar a gente à vontade. Foi muito bom”, reforçou.

LEIA TAMBÉM  Bombeiros resgatam jiboia MACETA com mais de 2 metros em Manaus

Inovação

Rodrigo Novaes, diretor da Unidade de Saúde da Família do Morro da Liberdade, destacou que o encontro permitiu uma aproximação importante entre os servidores e o reforço da consciência de que o trabalhador da saúde, embora tenha um papel fundamental em momentos de crise, é um ser humano, que precisa de estímulo.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Ficamos muito felizes com essa visita. É uma inovação para quem trabalha há tanto tempo na saúde, ter a oportunidade de conversar sem barreiras com gestão, que demonstrou que faz questão de ter um relacionamento mais próximo, encarando a gente como ser humano e elogiando nosso trabalho. Todos nós saímos daqui mais estimulados para buscar melhorias em nossas atividades”, afirmou.

O “Café com a Secretária” vem sendo realizado desde o ano passado pela Semsa. Além do Disa Sul, os servidores dos demais Distritos de Saúde da capital serão contemplados com a programação que, em breve, será divulgada pelo Departamento de Comunicação da Semsa.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações