Publicado
3 anos atrásno
Por
Alessandro Nuñes
Cerca de 180 estudantes da rede estadual embarcaram, na madrugada desta sexta-feira (29/10), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, rumo à cidade do Rio de Janeiro, onde acontecem os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Ao todo, o Governo do Amazonas apoiou a ida de 217 alunos à competição nacional, que não acontecia há 17 anos. O restante da delegação amazonense já está na cidade carioca.
O evento, que acontece de 29 de outubro a 5 de novembro, é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em colaboração com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. A participação dos estudantes da rede estadual é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).
A jovem Maria Paula Lima, 13, foi uma das alunas que viajaram nesta madrugada. Estudante do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, ela é atleta de lançamento de dardos. “Espero ganhar uma medalha. Porém, posso ficar em último lugar que ainda estarei muito feliz”, disse Maria Paula.
A adolescente conta que iniciou na modalidade ainda este ano, mas que se sente preparada para representar a rede estadual e o Amazonas. “É minha primeira competição e, mesmo com curto período de tempo, deu para treinar bastante”, frisou a atleta.
Nervosismo – No aeroporto, a estudante Rainandria Rogas, 14, estava duplamente feliz. “Estou realizando dois sonhos, o de competir com meus amigos e o de viajar de avião pela primeira vez”, revelou a também aluna do Ceti Elisa Bessa.
Ela, que competirá no lançamento de martelo, confessa que “se encontrou” na modalidade. “Nunca esperei que fosse praticar, muito menos gostar tanto [risos]. Com certeza vou investir”, concluiu.
Sobre os JEBs
Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!