Governo do AM destaca autonomia do Centro de Bionegócios da Amazônia para captação de novos investimentos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 18 de dezembro de 2024

Política

Governo do AM destaca autonomia do Centro de Bionegócios da Amazônia para captação de novos investimentos

Publicado

no

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) ganhou autonomia e deixou de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a solenidade de assinatura do decreto que instituiu personalidade jurídica própria ao órgão aconteceu em Brasília, nesta quarta-feira (03/05). O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, representou o governador Wilson Lima, que está em missão na Áustria.

Com o novo decreto, o CBA deixa de ser chamado de Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O documento foi assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atende uma demanda histórica, de 20 anos, de impulso ao funcionamento da estrutura e desenvolvimento de ações macro de bioeconomia no estado.

O CBA será gerido pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA). Com isso, passa a contar com um CNPJ e, assim, estará apto a captar recursos públicos e privados. No ecossistema regional amazonense, os recursos serão investimentos importantes na ciência, tecnologia e inovação.

“Há anos o CBA opera com 10% do seu potencial e já faz trabalhos maravilhosos. O decreto potencializa ainda mais a vocação da biodiversidade da região e soluciona um problema que o CBA tinha há cerca de 20 anos, de personalidade jurídica. Agora, passa a ser gerido pela Fuea, que venceu o chamamento público, e contará com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP)”, destacou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Os investimentos previstos para os próximos quatro anos são de R$ 47,6 milhões e, com isso, a expectativa para o CBA, que está instalado em uma área de 12 mil m², no Distrito Industrial de Manaus, é que seja um ambiente tanto de pesquisa, como de negócios para a região.

Na cerimônia de assinatura, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, enfatizou a importância dos atores locais, da Suframa e das universidades na mudança que garantirá mais desenvolvimento ao estado.

“A nova identidade jurídica do CBA permitirá resolver uma disfunção na Amazônia. É assinado, na verdade, uma nova certidão de nascimento do Centro, integrando os trabalhadores das comunidades locais à capacidade industrial já instalada na região, aliada à proteção da diversidade e ao patrimônio ambiental. A partir de agora, o Amazonas terá um centro de atração de investimentos, isso é fundamental à geração de empregos”, explicou.

No evento, também estiveram presentes a ministra do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o líder da bancada do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Governo do Amazonas destaca autonomia do CBA para captação de novos investimentos – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações