Publicado
5 anos atrásno
Na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF), estiveram reunidos os oito clubes participantes do Campeonato Amazonense de 2020 – O Barezão – e decidiram pelo término antecipado da competição devido a pandemia do Coronavírus.
Uma das maiores discussões era se o Campeonato Amazonense seria cancelado (como se nunca tivesse tido nenhum dos jogos) ou se seria encerrado (manteria-se a tabela dos jogos e venceria quem estivesse na frente).
Dos oito clubes amazonenses, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Iranduba e o próprio Manaus FC) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já os outros dois, Penarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.
Explicação dos Votos
Vamos a explicação do que isso significa e quem são os envolvidos nas votações. Hoje, os três clubes em risco de rebaixamento são justamente Iranduba, São Raimundo e Princesa do Solimões. E os 3 clubes amazonenses que estão com calendário em 2020 (que garantiram a partir do Campeonato Amazonense de 2019) são Manaus FC, Nacional e Fast.
Logo, caso o Barezão 2020 seja cancelado, esses 6 clubes se beneficiariam. 3 garantiriam o não rebaixamento e os outros 3 clubes garantiriam calendário para eles próprios de 2021, uma vez que o “Campeonato Amazonense 2020” não teria acontecido.
Do outro lado, os principais interessados e que votaram contra essa cachorrada foram o Amazonas FC (atual vice-líder do 2º turno) e o Penarol (atual líder do 2º turno). Esses votaram pelo encerramento pois gostariam que o critério de definição das vagas, de quem sobe e quem desce, quem vai pra série D e Copa do Brasil em 2021 fosse definido pelo índice técnico, ou seja, soma-se tudo que se jogou até hoje e põe na balança.
Classificação Geral
Se assim fosse, somando os pontos do primeiro e segundo turno, o 1º colocado geral seria o Amazonas Futebol Clube que estaria com 26 pontos, o 2º colocado seria o Manaus FC com 22 pontos, em 3º estaria o Penarol com 15 pontos e em 4º estariam empatados Nacional e Fast Clube com 14 pontos.
Simplesmente cancelar o Campeonato Amazonense 2020 é surreal, desrespeitoso com os times e principalmente vergonhoso para o Estado. Uma decisão dessa atinge diretamente os que estão fazendo belíssimas campanhas este ano, que se reforçaram e que estão dando trabalho. Além disso é um desrespeito a todos os torcedores que investiram dinheiro para ir ao estádio acompanhar o time do coração. Pessoas que fazem viagens intermunicipais para estar ao lado do seu time e apoiá-lo. Esses torcedores serão ressarcidos? Fazer isso é totalmente cair no descrédito da opinião pública e mostrar que o Futebol no Amazonas ainda é de nível amador.
Imaginem os custos para se fazer um jogo ? Quadro móvel, ambulância, treinamentos, salários de jogadores, técnicos e etc? Esse dinheiro será ressarcido? Não se pode fazer uma situação dessa contra quem está na frente e brilhando. Esses clubes que votaram pelo cancelamento perderam a vergonha para justificar a incompetência deles!
O Amazonas FC é uma promessa do futebol amazonense e que fez uma belíssima campanha em 2020 com vitórias maiúsculas contra times ditos grandes do campeonato amazonense como por exemplo 3 x 0 contra o Nacional FC e 6 x 0 contra o Princesa do Solimões EC. O Penarol, que apesar do primeiro turno não ter sido excelente, estava fazendo um segundo turno com 100% de aproveitamento e já havia vencido jogando contra time da capital e do Interior em Iranduba. Ver um time de Itacoatiara ganhar contra times de Manaus, Iranduba e Manacapuru é um feito que mereceria sim uma chance de disputar a Série D.
Ainda haverá uma nova reunião para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também quais serão os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Todos esses imbróglios deverão ser sanados após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidir os próximos passos para este ano.
Este ano, as equipes que estão disputando as competições nacionais e ficarão no aguardo da CBF para saber se tais torneios ocorrerão são : Manaus FC que está na Série C. Fast e Nacional irão disputar a Série D, sendo que o Fast já está na fase de grupos, e o Nacional está na preliminar da Série D.
O Campeonato Amazonense foi paralisado após a metade do campeonato já ter acontecido. Se simplesmente ignorarem isso será uma desmoralização em tanto para o Futebol Amazonense.
Segue a ata da Reunião
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Jô, do Amazonas FC, acaba de ser preso antes da partida da Série B contra o Ponte Preta em São Paulo!
Ex-Panicat Mulher Samambaia, esposa do Dentinho, posta foto com o manto do Amazonas FC
Manaus FC vence o Amazonas FC nos pênaltis e torna-se hexacampeão amazonense
Parintins avança com vitória épica sobre o Amazonas nas semifinais do Campeonato Amazonense 2024
Que venha o Campeão da Série C! Parintins está pronto para enfrentar o Amazonas em Manacapuru !
RPE Parintins busca classificação em Manacapuru contra o Princesa do Solimões