Nesta terça feira (07 de maio) a Prefeitura Municipal anunciou a sua nova estratégia para garantir a segurança dos banhistas da Praia da Ponta Negra: Jacarés robôs.
Uma pesquisa realizada pela empresa Persuadable Research Corporation sobre a utilidade dos robôs na segurança da sociedade constatou que 68% dos entrevistados gostariam que as máquinas realizassem essa manutenção preventiva e assim, os jacarés de verdade manteriam-se afastado do local.
Por sorte, a ciência e a tecnologia nos mostram que, além de realizar atividades elaboradas, essas ferramentas também possuem habilidades para a realização de trabalhos preventivos.
Esforços como passar rastrear ameaças de piranhas e alertar sobre banzeiros fortes poderão ser facilmente executadas pelos auxiliares robóticos.
Para os 54% que responderam que gostariam de ver as máquinas tomando conta da área mais funda da praia, existem razões para comemorar. Cientistas do Instituto Coreano de Ciências e Tecnologia desenvolveram uma coleção de robôs com capacidades para reparar, salvar de afogamento e até servir de boias para os bêbados que estiverem se afogando.
Esses primeiros robôs possuem a medida de 3m, pesa cerca de 150 quilos e vêm munidos de câmeras estereoscópicas, sensores 3D e microfones que reconhecem comando de voz.
No futuro, estima-se que eles conseguirão interagir com a população e ajudarão na pesca devido sua capacidade de espantar os cardumes pra perto dos pescadores, tudo isso com a ajuda de um software específico.
Jacarés robôs ajudarão na segurança da Praia da Ponta Negra