Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Projeto do programa na comunidade da Sharp inclui a construção de feiras, quiosques e um centro comercial.
O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), reuniu-se nessa semana com o Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC), para discutir o planejamento e implementação dos espaços comerciais incluídos no projeto do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
A reunião ocorreu na sede da UGPE e visou o alinhamento entre Estado e Município sobre o apoio da prefeitura na implementação dos espaços comerciais do Prosamin+, que tem previsão de construir feiras, quiosques e um centro comercial em seu projeto na comunidade da Sharp.
Participaram da reunião o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, e os subcoordenadores setoriais do social e do jurídico e institucional da UGPE, Viviane Dutra e Francisco Souza, respectivamente. Também estavam presentes o procurador-geral do Município, Marco Aurélio Choy, e o subsecretário da SEMACC, Wanderson Costa.
“Como solução para as pessoas que desenvolvem atividades comerciais no Prosamin+, além da reposição patrimonial, que é a indenização em si, a gente vai ter equipamentos de feira, quiosques e um centro comercial ao longo dos parques urbanos e residenciais”, explica a subcoordenadora setorial do social da UGPE, Viviane Dutra.
A subcoordenadora ainda afirma que a reunião com a PGM e a SEMACC é essencial para começar a tratativa de como a UGPE vai realizar a destinação desses quiosques e equipamentos comerciais, além de ouvir o direcionamento desses órgãos para construir um caminho para os beneficiários do Prosamin+.
“Essa parceria é uma parceria importante justamente porque vai gerar uma união de esforços para gerar melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas”, comentou o procurador-geral do município, Marco Aurélio Choy, que considerou a reunião muito produtiva com referência ao projeto do Prosamin+.
“Visualizando o contexto atual, essa união entre o Município e Estado é muito importante para beneficiar e fazer de fato o giro econômico que a cidade precisa. Então acredito de fato que esse projeto tem tudo para dar certo, a SEMACC tem papel nisso por conta da fiscalização, e a PGM vai trazer um embasamento legal para que tudo isso possa acontecer”, comenta o subsecretário da SEMACC, Wanderson Costa, sobre a parceria.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que o Prosamin+ é a soma das experiências e lições aprendidas em todas as fases anteriores do programa. Segundo ele, a determinação do governador Wilson Lima foi a de que se construísse um programa corrigindo as lições aprendidas em outras fases do programa.
“As primeiras fases do Prosamin+ não previam a construção de espaços comerciais próximos aos residenciais, como feiras ou quiosques, e durante esses quase 15 anos, observamos que, após a entrega dos residenciais, a comunidade se organizava da maneira dela para a criação de áreas comerciais. E agora, com o Prosamin+, as famílias que já possuem uma atividade comercial na área poderão permanecer com suas atividades”, afirmou Campêlo.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Governo do Amazonas investe R$ 760 milhões na Educação em Manaus entre 2019 e 2024
Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em 10 municípios e envia 451 cilindros para o interior