Publicado
6 anos atrásno
A desembargadora Joana Meirelles, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), derrubou a decisão do juiz Diógenes Vidal Neto que autorizou o retorno aos plantões médicos do obstetra Armando Andrade Araújo. Ele foi afastado depois que apareceu em vídeo no qual uma grávida é agredida durante o parto na Maternidade Balbina Mestrinho, na zona sul de Manaus. O pedido para revogar a decisão foi ajuizado pela DPE (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) nessa segunda-feira, 25.
“Considerando a presença dos requisitos, defiro o pedido de antecipação de tutela recursal, a fim de suspender a decisão agravada, para manter válida a Decisão Conjunta de Diretoria que afastou Armando Andrade Araújo de suas atividades de plantonista”, diz a desembargadora no trecho da sentença.
O recurso tramita na Primeira Câmara Cível do TJAM com o número 4001296-40.2019.8.04.0000 e tem como relatora a juiza Joana dos Santos Meirelles. Além da suspensão da decisão do juiz Diógenes Vidal Neto, a DPE também pediu para ser parte no processo do médico e do Igoam (Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas).
No último dia 13 de março, o juiz Diógenes Vidal Neto suspendeu a decisão da Diretoria Executiva e da Comissão Disciplinar do Igoam, que afastou o médico dos plantões, e autorizou o retorno dele às suas atividades médicas. Na decisão, o magistrado afirmou que não houve procedimento previsto no regimento interno para aplicação da penalidade de suspensão e que Armando Araújo “sofreu penalidade sem ter sido assegurado o princípio constitucional da ampla defesa e contraditório”.
A decisão do Igoam foi anunciada no dia 21 de fevereiro após grande repercussão do vídeo. Em nota, o instituto disse que “é um caso isolado, de caráter individual e não reflete o trabalho coletivo realizado pelos demais sócios da empresa”.
O instituto também afirmou que após a prisão do médico pela Polícia Civil do Amazonas, na Operação Jaleco, em 2015, ele foi afastado imediatamente e só foi reconduzido ao exercício dos plantões médicos em cumprimento a determinação judicial.
*com informações do Amazonas Atual
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus
Renato Junior: Gigantes da Floresta é marco da gestão de David Almeida nas Zonas Norte e Leste
“Trisal Mortal”: Marido com 2 esposas, armou emboscada e matou o amante de uma delas em Manaus
Vídeo: Mulher é atropelada e fica presa embaixo de ônibus no T2 de Manaus