Publicado
12 anos atrásno
Talvez poucas pessoas saibam, mas todos os municípios possuem pistas para operações de aeronaves, e a maioria é servida por aeroportos. Os únicos aeroportos internacionais do Estado do Amazonas ficam nas cidades de Manaus e Tabatinga. Existem também aeroportos regionais, porém em poucos municípios, sendo o Aeroporto Regional de Parintins e o Aeroporto Regional de Coari os mais importantes, além dos aeroportos de Eirunepé, Lábrea e Tefé.
Manaus conta com o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nos moldes dos construídos na década de 1980. É o maior aeroporto da região Norte e o terceiro em movimentação de cargas do Brasil (atrás apenas de Guarulhos e Viracopos).
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1 inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2 em 1980 e o Terminal de Logística 3 em 2004.
O Aeroporto Internacional de Manaus — Eduardo Gomes (IATA: MAO, ICAO: SBEG) é o aeroporto que serve às cidades da Região Metropolitana de Manaus. É o aeroporto mais movimentado da região norte, além de ser o 16º mais movimentado de todo o país, e o 3º do Brasil em movimentação de cargas em 2012 só atras de Cumbica e Viracopos em São Paulo. Situa-se a 14 quilômetros de distância do centro de Manaus. Foi fundado em 26 de março de 1976 e durante décadas permaneceu como um dos mais modernos complexos aeroportuários brasileiros..
Encontra-se em fase de reforma como parte do projeto da Copa do Mundo de 2014;
O Aeroporto foi inicialmente criado para atender às necessidades e demandas do Correio Aéreo Nacional – CAN, apoiando logisticamente as comunidades civis instaladas na região do Alto Solimões; da Força Aérea Brasileira – FAB e de batalhões militares fundados pelo Exército Brasileiro na vasta extensão fronteiriça do extremo oeste da Amazônia com os países vizinhos do Peru e Colômbia, visando o fortalecimento e guarnição das fronteiras do País.
Atualmente operam no aeroporto voos regionais explorados pela Trip Linhas Aéreas com voos diários, voos da aviação geral (táxi aéreo) e uma grande movimentação de voos militares, servindo o aeroporto como ponto estratégico de apoio às operações da Força Aérea Brasileira – FAB, Exército Brasileiro – EB, Marinha do Brasil – MB, Departamento de Polícia Federal – DPF e ainda apoio a aviação internacional por conta de acordos trilaterais firmado entre os países Brasil/Peru/Colômbia.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.